sábado, 3 de março de 2012

Prof. Jorge de Carvalho participa do 2º FESMAD/BA.


Nesta sexta-feira, dia 02/03, foi realizado, na cidade de Lauro de Freitas, o 2º Fórum Estadual das Secretarias Municipais do Estado da Bahia - FESMAD/BA, contando com a presença da Prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, do Vice-Prefeito João Oliveira, do Secretário de Planejamento, Tecnologia e Gestão do Município de Salvador e Presidente do Fesmad, Reinaldo Saback, da Secretária de Administração de Lauro de Freitas e 1ª Vice-Presidente do Fesmad, Inglid Leila, além de diversas autoridades e Secretários de Administração de vários municípios baianos.

O evento teve o objetivo de congregar secretários de todas as regiões do Estado, promovendo a troca de experiências e informações, a fim de acrescentar às Secretarias de Administração da Bahia novas práticas de gestão.


Na ocasião, o titular deste blog realizou palestra sobre o tema "Manual de Normas: Padronização e Celeridade nos Processos", abordando a importância da elaboração de uma ferramenta que auxilie os servidores no desenvolvimento das suas atividades operacionais, dotada de linguagem clara, simples e objetiva, que permita a uniformidade na execução das rotinas, padronizando formulários e constituindo fonte permanente e atualizada de consultas.


Outros técnicos ministraram palestras demonstrando boas práticas adotadas nos seus municípios. Na foto acima, o Controlador de Lauro de Freitas, Dr. Kívio Dias, abordando o tema: "Programa de Incentivo à Participação de Micro e Pequenas Empresas nas Licitações Públicas."

Maiores informações sobre o Fesmad podem ser obtidas através do site www.fesmad-ba.com.br . Na foto abaixo, o titular deste blog, honrosamente recebendo certificado de palestrante, entregue pelo Secretário de Planejamento de Salvador e pelo Controlador Geral de Lauro de Freitas.


4 comentários:

  1. Vítor Bomfim Hasselmann7 de março de 2012 às 11:02

    Jorge, parabéns por mais essa importante contribuição para o entendimento e aprimoramento da Gestão Pública.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Dr. Hasselmann!!

    Saudações cordiais.

    ResponderExcluir
  3. Caro Jorge,
    As transformações na gestão pública passam necessariamente pela melhoria da capacidade de geração de resultados efetivos. Para isso é importante e urgente que os órgãos públicos passem a atrair maior número de profissionais detentores do conhecimento da ciência da Administração para ocupar postos estratégicos.
    Parabéns pela nova etapa da sua vida profissional.
    O blog está excelente.
    Mário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Dr. Mário:

      De fato, a gestão pública necessita de um olhar mais refinado do ponto de vista do planejamento, organização, direção e controle e tal contribuição pode ser ofertada pelos profissionais da ciência da Administração, a exemplo do senhor, que tem contribuído em muito para a melhoria dos procedimentos administrativos nos Municípios pelos quais passa.

      Espero contar com a sua contribuição para debatermos neste Blog o tema "Arrecadação Tributária", de importância vital à engrenagem pública, mas que, infelizmente, não tem recebido a devida importância pelos gestores da atualidade, sobretudo em Municípios de menor capacidade estrutural.

      Saudações cordiais.

      Excluir