terça-feira, 13 de março de 2012

Planejamento prepara implantação da Lei de Acesso à Informação Pública.


O Ministério do Planejamento se prepara, desde dezembro do ano passado, para a Implantação da Lei de Acesso à Informação Pública (12.527/2011).

Coordenadas pela secretaria-Executiva, grande parte das etapas necessárias à preparação do ministério para se enquadrar às exigências da Lei já foi realizada. Desde o início de dezembro foi criado um Comitê Gestor para planejar a implementação da lei no âmbito do Planejamento. O Comitê elaborou um plano de ação que incluiu a instituição de oito subgrupos com diferentes focos: regulamentação da lei; organização da informação; implantação do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC); classificação da informação; gestão eletrônica de documentos; dados abertos e sistemas informatizados; transparência ativa; e cultura da transparência.Durante o mês de fevereiro, todos os oito subgrupos concluíram e já começaram a executar seus planos de ação contendo etapas, cronograma e recursos necessários. Os planos de ação foram enviados para todos os secretários e diretores do Ministério do Planejamento, para análise e validação.

Também conhecida como LAI, a Lei de Acesso à Informação Pública, que foi sancionada em novembro de 2011 e entrará em vigor no dia 16 de maio próximo, assegura a todos os cidadãos o direito ao acesso à informação de seu interesse particular, coletivo ou geral do Estado.

A LAI prevê procedimentos e prazos para que a administração pública responda a pedidos de informação apresentados por qualquer cidadão, estabelece obrigações de transparência e determina, entre outras providências, que seja instituído o Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) em todos os órgãos e entidades do poder público.

Nos próximos dias será publicada portaria instituindo o comitê gestor para execução do Plano de Ação para implementação da LAI no âmbito do Ministério.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – 12/03/2012

2 comentários:

  1. É a transparência na gestão pública ganhando asas, e tornando o ato governamental mais sério e mais próximo de cada munícipe. A divulgação da LAI precisa ser amplamente divulgada para que possa, aos poucos, modificar a cultura política brasileira.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Vitor:

    É substancial, também, que os Municípios e os demais entes federados instituam grupos de trabalho para planejamento das etapas necessárias ao pleno atendimento de todas as exigências previstas na citada Lei.

    Obrigado pelo seu comentário.

    ResponderExcluir