A Controladoria Geral do Estado (CGE) recebeu na última quarta e quinta-feira, 18 e 19, visita técnica da Consultora Institucional e Financeira do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Vera Lúcia Bazzanella, que está em Sergipe para tratar das operações de crédito referentes ao Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) no Estado.
Operacionalizado pelo Ministério do Turismo (Mtur) em parceria com o BID, o Prodetur é um programa que propõe a ampliação das atividades turísticas, por meio de prévios processos de planejamento das regiões turísticas, incentivando a geração de emprego, de renda, e o desenvolvimento econômico em âmbito regional, estadual e municipal.
Visando impulsionar ainda mais a obtenção de crédito para Sergipe, o governador Marcelo Déda se reuniu recentemente com representantes do BID, no evento ‘Nordeste Brasileiro: Oportunidades de Investimentos e Investimentos em Oportunidades’, promovido em Washington (EUA), onde o Governo de Sergipe obteve a liberação de um empréstimo de US$ 60 milhões para investimentos no potencial turístico do Estado.
De acordo com Lúcia Bazzanella, para viabilizar esses processos se faz necessária uma estrutura estadual capaz de gerenciar e controlar a aplicação desses recursos. “Acredito que a Controladoria está bem estruturada, tem boas propostas em termos de Controle Interno e creio que isso pode cumprir perfeitamente essa missão dentro da execução do Prodetur. Aqui em Sergipe já estive também em outros órgãos, a exemplo do Tribunal de Contas do Estado e da Setur [Secretaria de Turismo] e estou tendo uma avaliação bastante positiva das experiências”, ressalta a consultora.
Ações de Controle
Na oportunidade, o secretário-chefe da CGE, Adinelson Alves, fez uma breve explanação acerca das ações de orientação e de acompanhamento da Gestão Estadual que vem sendo realizadas pelo Governo de Sergipe, como também das atividades de auditoria e de fiscalização executadas pelo órgão de Controle Interno.
“Creio que a CGE contribuiu afirmativamente para uma avaliação mais adequada por parte do BID, a respeito das potencialidades que o Estado de Sergipe tem para receber financiamento dos organismos internacionais que possa ser aplicado em políticas públicas como o ‘Sergipe Mais Justo’, o ‘Prodetur’, e outras ações do Governo do Estado. Tudo isso tem o objetivo de resgatar o exercício da cidadania, de gerar emprego e renda para as comunidades mais carentes do nosso Estado como forma de promover o desenvolvimento econômico sustentável de Sergipe”, reforça o secretário.
Bird
Em circunstâncias semelhantes, a Controladoria Geral do Estado se reuniu em fevereiro deste ano com o coordenador financeiro do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), Joseph Mubiru Kizito, para apresentar as ações de Controle Interno desenvolvidas pelo Governo de Sergipe que servirão para a elaboração do Development Policy Lending (DPL), ou Empréstimo para Políticas de Desenvolvimento.
No encontro, Kizito reforçou a CGE é uma instituição que está comprometida com o fortalecimento do seu papel em sintonia com o compromisso do Banco Mundial no acompanhamento e apoio das políticas de crescimento econômico.
Fonte: Controladoria Geral do Estado de Sergipe
Nenhum comentário:
Postar um comentário