sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Recursos da educação tem nova sistemática de prestação de contas: a informatização do controle social.

FNDE

Gestores municipais devem atentar-se às regras e procedimentos do novo Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC). O alerta é da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que orienta os gestores que ainda não receberam as instruções de cadastro a atualizarem os dados no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec).


Conselhos de Alimentação Escolar e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) serão os próximos a receber instruções sobre os procedimentos no SIGPC; e para a regularização é necessário seguir a legislação específica do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE). A CNM lembra que para os entes federados não terem problemas com o envio das prestações de contas, os Conselhos devem estar devidamente cadastrados e sem pendências no Fundeb.

Os prazos referentes ao envio das prestações de contas dos convênios e transferências realizados no período entre 1º de janeiro e 31 de julho de 2012 foram adiados em 100 dias. A prorrogação tem como objetivo proporcionar aos gestores mais tempo para proceder com as regularizações e para que se familiarizem com o SiGPC.

Para saber a legislação específica de regularização dos Conselhos, clique aqui
E para Cadastramentos, aqui

Fonte: Confederação Nacional dos Municípios

Comentários do Blog: as prestações de contas de recursos transferidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, a partir de agora, passam a ser realizadas através de sistema informatizado. Tal mudança representa um avanço do mecanismo de controle, uma vez que os procedimentos anteriores eram extremamente frágeis e, por não raras vezes, inadequados à avaliação dos resultados efetivos dos programas oferecidos à sociedade, tais como merenda escolar, transporte escolar e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário