A medida foi aprovada na sessão de 25/3, realizada no plenário virtual. Cada acompanhamento será presidido pelo relator da área específica e depois consolidado pelo relator da área de Saúde
O Tribunal de Contas da União (TCU) vai acompanhar as ações de todos os órgãos jurisdicionados que estão atuando emergencialmente no combate ao novo coronavírus, causador da Covid-19. A decisão foi aprovada na sessão plenária virtual realizada na quarta-feira (25/3).
O Plano Especial de Acompanhamento das Ações de Combate à Covid-19 amplia o escopo dos órgãos, indo além do Ministério da Saúde (MS). Cada acompanhamento será presidido pelo relator da área específica a que se refira. Depois, as ações de controle serão consolidadas pelo relator da área de Saúde no Tribunal, ministro Benjamin Zymler.
De acordo com o presidente do TCU, ministro José Mucio Monteiro, a medida favorece a interlocução com os diversos gestores envolvidos na questão. “Nessa sistemática, serão apontados riscos e passadas orientações aos gestores acerca de problemas potenciais no desenvolvimento das ações por eles pretendidas e que possam comprometer a efetividade de ações emergenciais”, informou José Mucio, para quem “a medida favorecerá o aumento da interlocução do Tribunal com aqueles gestores que tiverem que adotar medidas emergenciais frente à crise”.
No dia 11 de março, os ministros do TCU já haviam aprovado que a Corte de Contas iniciasse o acompanhamento das atividades desenvolvidas pelo Ministério da Saúde relacionadas ao enfrentamento da pandemia. O relator é o ministro Benjamin Zymler.
Fonte: TCU - Tribunal de Contas da União
Nenhum comentário:
Postar um comentário