sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Instituto dos Auditores Internos lança curso que é referência mundial para área governamental.


O treinamento IA-CM, voltado para a qualificação de profissionais que atuam em todos os níveis governamentais, foi elaborado por mais de 300 auditores de 30 nações e é considerado como o mais importante preparo para quem atua em organismos públicos em países desenvolvidos.

A partir de agora os auditores internos responsáveis pelas áreas de controles de organismos públicos em todo país terão acesso ao principal treinamento voltado para instituições governamentais no mundo. O Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil) acaba de lançar o curso IA-CM - Internal Audit Capability Model (Modelo de Capacitação de Auditoria Interna). Trata-se de um guia que identifica os melhores e principais fundamentos necessários para a eficácia da área, além de descrever um caminho evolucionário para que as organizações adotem práticas de excelência, suprindo as necessidades de governança e expectativas profissionais das entidades envolvidas.

O curso, oferecido pela primeira vez pelo IIA Brasil, é acompanhado de um framework detalhado e foi desenvolvido pelo The IIA – The Institute of Internal Auditors, o maior organismo da carreira no planeta, com mais de 200 mil profissionais associados. Sua estruturação contou com a participação de mais de 300 auditores de 30 países, a fim de imprimir um caráter global ao dossiê, aplicável e factível em todos os continentes. “O IA-CM é a bússola mais confiável e com maior credibilidade da carreira, utilizada pelas áreas públicas de nações que já possuem a cultura de investir em auditoria como parte do DNA de gestão governamental. Temos convicção de que a absorção e aplicação das filosofias e ferramentas desse valioso conteúdo, contribuirão, de forma significativa, para o fortalecimento dos departamentos responsáveis por controles de governos em todas as esferas”, prevê Paulo Gomes, diretor-geral do IIA Brasil, entidade responsável por gerir o curso no país.

A primeira turma começará em janeiro de 2020, aplicado em Brasília, com um currículo de 32 horas de aulas teóricas e práticas, que estimularão o participante a empregar a ‘Ferramenta de Análise’ do IA-CM, sendo possível exercitar o diagnóstico da unidade de auditoria interna, utilizando o conhecimento, experiência e percepção de cada aluno. O dossiê do curso completo conta com quase 300 páginas traduzidas para o português.

Recomendado pela CGU

Antes mesmo de chegar oficialmente ao Brasil, o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) fez valer em âmbito nacional a indicação dos métodos desenvolvidos pelo The IIA para as práticas em auditoria interna, citando o guia IA-CM como diretriz principal. Isso ocorreu em 18 de fevereiro de 2019, com a emissão da Portaria n.777. No documento o órgão recomenda que as Unidades de Auditoria Interna Governamental (UAIG) utilizem como referência em suas avaliações externas de qualidade, preferencialmente, a metodologia Internal Audit Capability Model (IA-CM) e que as UAIGs de Empresas Estatais Não-Dependentes, em função de suas realidades e necessidades, busquem, preferencialmente, a certificação Quality Assessment (QA) - respeitada avaliação de conformidade no mundo, com foco em departamentos de auditoria interna.

Serviço

Curso – IA-CM - Modelo de Capacitação de Auditoria Interna – Voltado para profissionais do setor Público e Privado
Quando: Primeira turma: entre 21 e 24 de Janeiro de 2020
Onde: Brasília – DF
Carga Horária: 32 Horas
Investimento: R$ 3 mil
Inscrições e Informações: iiabrasil.org.br/

Sobre o IIA Brasil

O Instituto dos Auditores Internos do Brasil completou 59 anos de fundação sendo uma das cinco maiores entidades da carreira do planeta, entre os 190 países associados ao The Institute of Internal Auditors –The IIA, a mais importante associação do setor no mundo. Referência na América Latina, o IIA Brasil auxilia na formação de outros institutos como o IIA de Angola. No Brasil, a entidade coordena todo o processo de obtenção de certificações internacionais, como o CIA (Certified Internal Auditor), além de promover debates, cursos técnicos, seminários e o Conbrai – Congresso Brasileiro de Auditoria Interna.

Fonte: IIA - Instituto dos Auditores Internos do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário