Desde o dia 17/01, o Tribunal de Contas de Santa Catarina faz parte da Rede de Inovação no Setor Público – InovaGov, um conjunto de organizações e pessoas de diferentes setores da sociedade voltado para estimular e viabilizar a inovação no setor público no Brasil. O InovaGov integra órgãos e instituições dos setores público, privado e acadêmico, além de representantes do terceiro setor.
Criada em janeiro de 2016 pelo Ministério do Planejamento do Governo Federal, a Rede tem como objetivo incentivar e facilitar projetos visionários focados no cidadão, conectando pessoas e instituições de todos os setores na busca de oportunidades de inovação no setor público.
Em seu Plano de Ação (2019/2020), aprovado em outubro de 2019, o TCE/SC – primeira Corte de Contas estadual a assinar o termo de adesão à Rede – previu uma série de ações com foco na melhoria da sua atuação. "Nosso objetivo é ampliar a percepção da sociedade sobre o valor que o Tribunal tem para ela. Por isso, a transformação digital do TCESC tem um papel importante, a qual vai demandar uma mudança cultural no âmbito da própria instituição”, destaca o presidente do Tribunal, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior.
Entre as atividades do Plano de Ação, foi aprovado o projeto InovaTCE, que estabelece como uma de suas ações justamente a adesão à Rede de Inovação no Setor Público. Entre os benefícios que o TCE/SC terá com a participação na Rede, o gestor do InovaTCE, Jairo Wensing, destaca a discussão qualificada sobre os problemas e desafios da inovação no setor público; cocriação de soluções e apoio mútuo, aproveitando-se os diversos perfis e conhecimentos; compartilhamento de ferramentas e métodos para aceleração de projetos inovadores; maior facilidade na obtenção de patrocínio de projetos inovadores; portfólio único de projetos inovadores, com identificação de riscos de duplicação de esforços e de desperdícios de recursos; disseminação da cultura de inovação; construção de exemplos pioneiros de inovação no âmbito federal para serem replicados em outros órgãos.
Fonte: TCE/SC (Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina)
Nenhum comentário:
Postar um comentário