sexta-feira, 24 de março de 2017

Contadoria Geral do Estado do Rio de Janeiro investe na capacitação dos profissionais de contabilidade.


Mesmo enfrentando a maior crise financeira de sua história, o Estado do Rio de Janeiro, através dos servidores da Contadoria Geral (CGE/RJ), vem dando um exemplo de dedicação à causa pública e de comprometimento com a qualidade dos procedimentos praticados no âmbito da contabilidade estadual.

Sem recursos para sequer quitar em dia a folha de pagamento do funcionalismo e, muito menos, para investir em capacitações externas, o Estado do Rio de Janeiro conta, atualmente, com o profissionalismo e dedicação da equipe da Superintendência de Normas Técnicas (SUNOT), unidade integrante da CGE/RJ, que vem promovendo uma série de treinamentos voltados para os contadores do Estado acerca de diversos temas técnicos.
 
As capacitações promovidas pela SUNOT/CGE-RJ são fundamentais, haja vista a recente troca do sistema informatizado de contabilidade utilizado pelo Estado: até o final de 2015, o Rio de Janeiro fazia uso do SIAFEM; a partir de 2016, o SIAFEM foi substituído pelo SIAFE-RIO, alterando completamente a sistemática operacional de entrada de dados e geração de relatórios pela contabilidade local. Além da troca de sistema, a SUNOT/CGE-RJ vem implementando inúmeras alterações de procedimentos em virtude dos avanços da contabilidade aplicada ao setor público decorrentes do processo de convergência aos padrões internacionais: a unidade produz diversos normativos técnicos (notas técnicas e manuais), alinhados às disposições do MCASP e demais orientações do Tesouro Nacional.

Em 2017, a SUNOT já realizou cursos sobre contabilização de cessão de pessoal e regularizações contábeis diversas. No dia 29/03/2017, será realizado o 3º Curso SUNOT/CGE, abordando o assunto “Operações INTRA-OFSS”, analisando as orientações constantes das Notas Técnicas SUNOT/CGE n° 005/2016 – Receita e Despesa INTRA e n° 005/2017 – Pagamento da Despesa INTRA por PD/OB-GRE e tendo como objetivo orientar os usuários sobre os procedimentos práticos e teóricos com base nas determinações legais sobre a EXECUÇÃO DA DESPESA INTRAORÇAMENTÁRIA.

O Servidor Efetivo Bruno Campos Pereira, Analista de Controle Interno da Secretaria de Fazenda e Planejamento, será responsável por transmitir o conhecimento no Laboratório da Escola Fazendária, localizado do Av. Erasmo Braga, 118, 5° andar – Centro – Rio de Janeiro.

O curso tem grande importância para servidores/empregados públicos que exercem as atividades referentes à execução da despesa pública intraorçamentária, envolvendo as etapas de Empenho, Liquidação e Pagamento.

Com duração de 4 horas, o treinamento será disponibilizado para duas turmas em turnos distintos conforme discriminado abaixo:

Data - 29 de março de 2017
Local - Av. Erasmo Braga, 118, 5º andar – Centro – RJ (Prédio da Antiga SEPLAG)
TURMA 1 - 09:00 às 13:00 (Manhã)
TURMA 2 - 14:00 às 18:00 (Tarde)
 
Acesse as normas da CGE/RJ no link: www.cge.fazenda.rj.gov.br
 
*Com informações da Contadoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (www.cge.fazenda.rj.gov.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário