Na última quinta e sexta-feira, dias 16 e 17 de junho, aconteceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, a 19ª Reunião Técnica do Conaci, reunindo dirigentes de órgãos governamentais de controle interno da União, estados e capitais brasileiras. Na pauta, assuntos relacionados ao fortalecimento do setor, bem como deliberações e articulações para implementação de melhorias de gestão visando ao aumento da transparência e ao combate à corrupção.
Na abertura do evento, na quinta, estiveram presentes o prefeito da cidade, José Fortunati; o controlador-geral do município, Gilberto Bujak; o secretário municipal da Fazenda, Jorge Tonetto; bem como o presidente do Conaci e atual auditor geral do Estado do Pará, Roberto Amoras, que, em sua fala, ressaltou o peculiar momento de crise do país e como o trabalho dos órgãos de controle interno torna-se desafiador nesse contexto. “Nosso foco não é apenas fiscalizar e controlar, mas buscar a otimização e a racionalização dos gastos públicos. E a reunião técnica é o local adequado para compartilhar vivências, trocar experiências e fortalecer o controle interno no Brasil, buscando sua excelência”, disse.
Ao longo do dia, diferentes especialistas compartilharam suas experiências de sucesso ou apresentaram assuntos de interesse, dentre eles: “Matriz de Risco para Planejamento de Auditoria”; “Projeto de Reformulação de Relatórios de Auditoria e Fiscalização” e “Projeto de Identificação de Fraudes em Pregões Eletrônicos”.
O planejamento Estratégico da Conaci para o período de 2016-2018 também foi apresentado pelo presidente da Instituição. E finalizando o dia, Gustavo Ungaro, ex-presidente do Conaci e ouvidor geral do Estado de São Paulo, fez apresentação sobre o Projeto de Lei em Defesa do Usuário do Serviço Público, já aprovado pela Câmara e agora em tramitação no Senado, seguido do representante da Controladoria Geral do Amapá, Otni Alencar Júnior, que falou sobre “Parcerias para o Desenvolvimento do Controle Interno nos estados e municípios”.
Já na sexta-feira, a programação seguiu com a realização de diferentes palestras, tais como sobre “Audit Analytics – Painéis de Auditoria Interna”, além da apresentação do trabalho “Diagnóstico da Estrutura e dos Recursos Humanos dos Órgãos de Controle Interno do Brasil” e do compartilhamento do case “Assistente Virtual Goiás Transparente”. Ao longo da tarde, foi feita atualização dos diferentes grupos de trabalho do Conaci e foi realizada eleição para os cargos de segundo vice-presidente do órgão e para membro do Conselho Fiscal, ocupados, respectivamente, a partir de então por Álvaro Fakredin, controlador geral do Estado do Rio Grande do Sul, e Tatiana Silva da Cunha, da Auditora Geral do Mato Grosso do Sul.
Mais informações para a imprensa:
Tríade Comunicação
(27) 3225-0099 / (27) 99973-4547
Nenhum comentário:
Postar um comentário