O Brasil está mais perto de uma virada, conforme aponta uma atualização do relatório Perspectivas econômicas globais do Fundo Monetário Internacional (FMI), publicado na terça-feira, 5 de outubro. Apesar de manter as previsões feitas em julho, de retração de 3,3% este ano para a economia brasileira, o Fundo acrescentou que o país está próximo de sair da recessão.
Segundo o novo relatório, o Brasil, junto com a Rússia, segue encarando condições macroeconômicas difíceis, mas suas perspectivas se fortaleceram em certa maneira desde abril. Ele sinaliza para 2017 crescimento do produto interno bruto (PIB) de 0,5%, também a mesma apresentada em julho. Prevê que a inflação brasileira chegará a 9% em 2016 e a 5,4% ano que vem e sugere que índice de desemprego será de 11,2% neste ano e de 11,5% no próximo.
“Há uma necessidade global de impulsionar a confiança e aumentar os investimentos com o fortalecimento do marco de políticas”, indica o relatório. O FMI não alterou as projeções para o crescimento da economia mundial. Assim como em julho, o Fundo projeta avanço de 3,1% para 2016 e 3,4% para 2017. De acordo com o relatório, essas projeções refletem perspectivas de crescimento mais fracas para economias avançadas depois do voto britânico para sair da União Europeia (Brexit) e a expansão menor do que a esperada dos Estados Unidos.
Fonte: Agência CNM, com informações da Reuters/Veja
Nenhum comentário:
Postar um comentário