sexta-feira, 5 de agosto de 2016

XII Encontro de Controle Interno: Mais de mil participantes marcam presença no primeiro dia do evento.



Teve início na manhã desta quinta-feira, dia 4 de agosto, o maior evento de controle interno do País: o XII Encontro Nacional do Conaci, que reuniu em Fortaleza, capital do Ceará, cerca de mil participantes interessados em acompanhar os debates em torno de temas como combate à corrupção, governança corporativa e transparência pública.
 
Marcaram presença na cerimônia, que contou com uma emocionante execução do Hino Nacional feita pelo reconhecido sanfoneiro cearense Waldonys, a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela; o presidente do Conaci, Roberto Amoras; o secretário-chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará, Flávio Jucá; o secretário da Controladoria e Ouvidoria do Município de Fortaleza, Vicente Ferrer; e o diretor geral do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará, Juraci Muniz Júnior; entre outras autoridades.
 
Amoras, em sua fala, ressaltou a pertinência do evento e o fato de ter alcançado recorde de participantes. “Nesses dois dias estaremos mergulhados em um produtivo debate com os melhores especialistas no assunto, que trarão suas experiências para os 1.200 profissionais aqui presentes. Trata-se de um recorde, e que demonstra o quanto os agentes públicos estão imbuídos da vontade de se aprofundar nos conceitos e nas práticas em prol do fortalecimento do controle interno”, disse.
 
Ambos os anfitriões Vicente Ferrer e Flávio Jucá saudaram os participantes e agradeceram o Conaci pela escolha de Fortaleza para receber o evento. “O XII Encontro é uma oportunidade para praticarmos o diálogo, a troca de ideias e o intercâmbio das informações e estamos certos de que ao término desses dois dias sairemos todos enriquecidos pelo compartilhamento de inovações”, ressaltou Vicente.
 
Já a vice-governadora Izolda Cela destacou a importância do controle interno para a boa gestão pública, principalmente no que tange à prevenção, seja dos malfeitos intencionais, seja dos erros, das insuficiências e dos desconhecimentos dos quadros da administração pública. “É preciso chegar a bons resultados e evitar os desperdícios nos serviços públicos. A boa notícia é que estamos num caminho sem volta de fortalecimento das instituições públicas. O próximo passo é ampliar o controle social, com o desenvolvimento da consciência do cidadão. E encontros como esse são oportunidades para esse processo”.
 
Painéis relevantes
 
A Conferência Magna de abertura foi realizada pelo secretário federal de Controle Interno adjunto do Ministério de Transparência, Fiscalização e Controle, Sergio Seabra, que apresentou a estrutura de controle interno do Poder Executivo e o papel dos órgãos em criar ambientes onde a corrupção não consiga prosperar. “É importante o trabalho conjunto dos órgãos de controle, por meio de uma articulação efetiva. Nesse sentido, nós, como filiados do Conaci, procuramos participar ativamente”.
 
A recente Lei Anticorrupção foi tema de painel que contou com a participação dos palestrantes Jorge Hage, ex-ministro chefe da CGU; Marcelo Zenkner, promotor de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo; e Leonardo Estrela, consultor jurídico da Confederação Nacional da Indústria. Ao longo do dia ainda foram realizados os debates sobre Governança Corporativa nas Estatais, novamente com Sérgio Seabra e o presidente do Banco do Nordeste do Brasil, Marcos Costa Holanda; e sobre Operação Lava Jato, com a participação dos palestrantes Rogério Pereira, advogado e membro da Força-tarefa da Operação Lava Jato da Advocacia Geral da União; Antônio César Bochenek, juiz federal e presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil; e Alexsander Sales, procurador da República.
 
Homenagens
 
Durante o evento, O Conselho Nacional de Controle Interno promoveu ainda a entrega da comenda “Honra ao Mérito em Controle Interno 2016” para três personalidades: Maria João Kaizeler, executiva do Banco Mundial; Deltan Dallagnol, produrador da República do Ministério Público Federal do Paraná; e Sergio Moro, juiz federal da 13ª Vara Criminal Federal do Paraná.
 
Maria João agradeceu a homenagem e reforçou a parceria com o Conaci. “É uma verdadeira emoção receber esta comenda, a qual credito à participação de uma equipe empenhada em trabalhar no fortalecimento do controle interno. Agradeço a todos os envolvidos, especialmente os integrantes do Conaci, pela amizade, companheirismo e dedicação a essa iniciativa. Nosso trabalho está longe do fim, mas reitero que o Banco Mundial continuará a trabalhar com o Conaci em prol de um Brasil melhor”, afirmou.
 
As outras duas personalidades agraciadas, Sergio Moro e Deltan Dallagnol, não puderam estar presentes em função dos recentes desdobramentos da Operação Lava Jato, mas enviaram vídeos de agradecimento, que foram transmitidos aos participantes sob uma efusiva salva de palmas.
 
Segundo dia
 
As atividades do XII Encontro Nacional de Controle Interno continuam nesta sexta-feira, dia 5 de agosto, com a realização dos painéis sobre Parceria Conaci x Banco Mundial; Apuração de Responsabilidades; Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla); Controle Social x Transparência; Gestão Fiscal Responsável e ainda uma Conferência Magna de encerramento com o procurador geral do Ministério Público de Contas junto ao Tribunal de Contas da União, Paulo Soares Bugarin.
 
Mais informações:
 
Tríade Comunicação
(27) 3225-0099 / (27) 99973-4547

Nenhum comentário:

Postar um comentário