Prefeituras e prestadores de serviços de todo o país têm até o dia 4 de julho (sexta-feira) para enviar os dados sobre os serviços de Resíduos Sólidos e Água e Esgotos, ano base 2013. Os dados alimentam o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), o maior e mais importante banco de dados do setor de saneamento brasileiro, criado em 1996, e vinculado ao Ministério das Cidades.
O programa de coleta de dados do SNIS é um sistema online que abriga dados de água e esgotos e de resíduos sólidos municipais e tem o objetivo de elaborar anualmente o Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos e o Diagnóstico do Manejo de Resíduos Sólidos. O SNIS dispõe, ainda, de um aplicativo com o acervo histórico com dados desde 2002 para realização de consultas interativas sobre as informações e os indicadores publicados.
O acervo histórico permite ainda identificar tendências em relação a custos, receitas e padrões dos serviços, a elaboração de inferências a respeito da trajetória das variáveis mais importantes para o setor, e assim, o desenho de estratégias de intervenção com maior embasamento. Além disso, as informações e indicadores em perspectiva histórica esclarecem mitos e descortinam realidades sobre a prestação dos serviços à sociedade brasileira.
Entre as funções das informações coletadas pelo SNIS, é possível auxiliar no planejamento e execução de políticas públicas de saneamento; orientar quanto à aplicação de recursos; avaliar o desempenho dos prestadores de serviços; aperfeiçoar a gestão, elevando os níveis de eficiência e eficácia; orientar atividades regulatórias; entre outras funções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário