* Tradução livre do site Public Wealth (Post-Covid Fiscal | Public Wealth), com supressões e adaptações
No mundo pós-covid, os balanços dos governos estão ficando maiores, enquanto suas situações fiscais enfraquecem. A combinação de governos se tornando atores mais robustos nas economias e suas posições fiscais frágeis torna ainda mais importante que suas finanças sejam bem geridas.
Melhores decisões
Há duas formas em particular que a gestão das finanças públicas precisa ser melhorada. Primeiro, os sistemas de gestão financeira precisam produzir um conjunto de informações mais compreensíveis que as habilitem a gerar melhores decisões. Com a complexidade das atividades financeiras dos governos modernos, é necessário, para isso, utilizar a contabilidade pelo regime de competência como base para todo o orçamento e o sistema de divulgação.
Melhor gestão de ativos
Segundo, a disponibilidade de informação compreensível gerada por uma contabilidade por competência possibilita uma mudança radical na gestão dos balanços. Uma abordagem dos balanços direcionada à gestão financeira significa, de início, um foco maior no patrimônio líquido frente à dívida como o indicador-chave da situação fiscal, depois, o uso de informação adicional para alcançar uma melhor gestão de ativos.
Números relevantes possibilitam melhores decisões
Números relevantes são um pré-requisito para a gestão financeira tanto no setor privado quanto no público. Tal como qualquer grande corporação, um governo moderno é uma instituição altamente complexa que demanda a contabilidade por competência e números auditados para assegurar a gestão e o processo decisório a longo prazo sustentáveis.
A contabilidade por competência é o regime preferencial para a geração do conjunto de informações para a tomada de decisões financeiras (incluindo o processo de decisão orçamentário). É também um meio de melhorar a transparência e a accountability (prestação de contas e responsabilização).
No setor público, o International Public Sector Accounting Standards Board (IPSASB) trabalha para aperfeiçoar os relatórios financeiros do setor público por todo o mundo através da elaboração das IPSAS. Para as empresas privadas, é o International Financial Reporting Standards (IFRS) que define um único conjunto de padrões de contabilidade globais de alta qualidade.
Muitos governos que mudaram para uma contabilidade por competência, ainda elaboram orçamentos e tomam decisões com base em dados de fluxo de caixa e dívida. Eles se beneficiariam muito integrando o balanço patrimonial ao orçamento, nesse contexto.
Fonte: Post-Covid Fiscal | Public Wealth (com supressões e adaptações)
Nenhum comentário:
Postar um comentário