Ministro da Fazenda e secretária do Tesouro abriram o IV Seminário de Contabilidade e Custos Aplicados ao Setor Público, uma parceria entre STN e CFC
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, discursaram no dia 04/10 na abertura do IV Seminário Brasileiro de Contabilidade e Custos Aplicados ao Setor Público. O evento, fruto de uma parceria entre a STN e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), ocorreu até o dia 06/10 na Escola de Administração Fazendária (Esaf).
Vescovi destacou em sua fala a importância das reformas para o ajuste fiscal gradual que está em curso e o papel de uma contabilidade transparente e fidedigna nesse processo. "O fato é que nós precisamos mostrar para a sociedade a real situação das contas públicas, não só do governo federal como também dos governos subnacionais", afirmou ela.
A secretária ressaltou que a contabilidade traz elementos que suscitam um bom debate na sociedade, e que esse é um dos fatores que levam ao desenvolvimento. "Temos desafios importantes, de fortalecer as regras fiscais e ter uma boa governança das contas públicas, que permitem que nós consigamos, ao longo do tempo, assegurar para o Brasil a solvência de sua dívida pública, de suas contas públicas como um todo", disse ela.
Meirelles, por sua vez, enfatizou a importância da contabilidade na correta explicitação dos custos do setor público. "A contabilidade é algo fundamental para planejarmos e construirmos uma base sólida para o crescimento do país", disse ele. O ministro afirmou que a retomada da transparência no trato das contas públicas foi um dos fatores que promoveram a reversão do quadro recessivo em que o Brasil se encontrava.
Tendo como público-alvo servidores públicos e profissionais da contabilidade, o seminário discutiu a convergência às boas práticas contábeis, abordou a adoção das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público e capacitou gestores.
Fonte: Secretaria do Tesouro Nacional (adaptado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário