sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Artigo em publicação internacional do Banco Mundial destaca controle interno no Brasil.


O ouvidor geral do Estado de São Paulo, Gustavo Ungaro, também membro do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), publicou o artigo “Internal Control and Transparency in Brazil, in the way to a reform of the public audit” no jornal do IACOP-Pempal (Internal Audit Community of Practice / Public Expenditure Management Peer-Assisted Leaning), contribuindo com a reunião plenária da entidade que está sendo realizada até hoje em Tashkent, no Uzbequistão.
 
Ungaro representa o Conaci, órgão do qual é ex-presidente, na publicação oficial do evento, que está em sua quarta edição e possui 12 páginas. Já o atual vice-presidente da entidade e eleito para a presidência da próxima gestão, Álvaro Fakredin, é quem representa o Conaci em Tashkent ao lado de representantes de outros 22 países-membros, tendo como objetivo a deliberação de assuntos estratégicos e para o compartilhamento de experiências exitosas em controle interno.
 
No artigo, Ungaro faz uma breve retrospectiva da parceria do Conaci com o Banco Mundial e da participação da entidade nos eventos internacionais do Pempal e apresenta um panorama da organização política atual do Brasil, bem como alguns elementos sobre a situação do controle interno público. “O convite para a publicação do artigo decorreu do trabalho de interação do Conaci com o Banco Mundial. Eles estiveram no Brasil durante minha atuação como presidente do Conaci, e essa relação vem se intensificando e se institucionalizou, com o Conaci integrado como membro convidado da Pempal. A publicação do artigo é mais um passo nessa caminhada de sinergia que Conaci e Banco Mundial vem desenvolvendo, destacando áreas relevantes para o fortalecimento do controle interno no Brasil”, destacou.
 
Vale ressaltar que dentre os objetivos da atual reunião plenária está a atualização sobre a implementação do plano estratégico da IACOP; a discussão das realizações dos países-membros na reforma da auditoria interna, utilizando os resultados de recente pesquisa; a atualização dos grupos de trabalho de controle interno e auditoria na prática; e a coleta de insumos sobre as prioridades de reforma dos países participantes, além de outros assuntos.
 
Formado por 23 países da Ásia Central e do Leste Europeu, além de outros convidados, como Holanda, África do Sul, França, Inglaterra e Brasil, com coordenação do Banco Mundial, o grupo forma uma rede de partilha de conhecimento que ajuda na identificação de soluções técnicas para as questões prioritárias relacionadas à implementação de reformas de auditoria interna. O Conaci integra o seleto grupo desde 2016, já tendo participado de missões para a República Tcheca, Bulgária, Croácia, Rússia, Hungria e México.
 
Mais informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação da OGE-SP
E-mail: renatamartinho@sp.gov.br
Telefone: (11) 2089-8295
Site: www.ouvidoriageral.sp.gov.br


Mais informações sobre o Conaci:

Ane Ramaldes
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao@conaci.org.br
Telefone: (21) 97500-4402

Nenhum comentário:

Postar um comentário