sexta-feira, 7 de julho de 2017

Editora Gestão Pública lança 2ª edição revista e ampliada do livro "Entendendo o PCASP".


Um dos maiores sucessos da Editora Gestão Pública, o livro "Entendendo o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público" alcança a sua 2ª edição, totalmente revista e com a inclusão de novos capítulos, agregando ainda, como autor, além dos escritores responsáveis pela 1ª edição (Paulo Feijó & Carlos Eduardo Ribeiro), Jorge de Carvalho.

O livro encontra-se estruturado em 14 capítulos. Os dois primeiros capítulos abordam o contexto e os bastidores da criação do PCASP e, em seguida, apresentam-se a estrutura definitiva do PCASP, desmembrada e detalhada até o terceiro nível, e a lógica dos registros contábeis dentro das naturezas de informação.

Traz de forma exclusiva proposta de rotina contábil para controle do planejamento orçamentário: PPA e PLOA. No Capítulo 5 são tratados os controles contábeis do orçamento do exercício desde o crédito inicial, passando pela previsão da receita, créditos adicionais, descentralização de créditos e a execução da receita e da despesa, sempre acompanhados de exemplos de lançamentos contábeis. O sexto capítulo reserva-se exclusivamente para as rotinas contábeis dos restos a pagar, assunto tão emblemático na gestão pública.

Capítulos específicos tratam da fase da despesa orçamentária “Em Liquidação” e do controle do superavit/deficit financeiro por meio da rotina contábil que evidencia o comprometimento das disponibilidades por destinação de recursos.

Há proposta de rotina contábil para acompanhamento da programação financeira em cada uma das suas fases. No Capítulo 10 são abordados aspectos da consolidação das contas públicas sob a perspectiva do PCASP. Inclui ainda proposta de sistematização a partir dos Lançamentos Contábeis Padronizados (LCP) e do Conjunto de Lançamentos Contábeis Padronizados (CLP).

As novidades desta 2ª edição são os capítulos que demonstram como utilizar o PCASP para contabilizar os procedimentos contábeis patrimoniais que se encontram descritos no plano de implantação divulgado pela STN, e tratam das regras de integridade do PCASP.

O último capítulo destaca a vocação do PCASP para se utilizar da sistemática de controle por conta-corrente e apresenta um exemplo prático que engloba conceitos apresentados na obra. 

O livro estará disponível em breve para aquisição no site da Editora Gestão Pública: www.gestaopublica.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário