O Tribunal de Contas do Município de São Paulo obteve a
manutenção da Recertificação ISO 9001:2008 por mais um ano, de acordo com
auditoria externa da qualidade realizada com êxito entre os dias 12 e 14 de
setembro pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER). O trabalho de
auditoria feito por amostragem constatou o envolvimento e o comprometimento de
todos os servidores e setores do Tribunal para aperfeiçoar os controles de
gestão de qualidade contínua ao longo do ano.
Na reunião de abertura dos trabalhos da auditoria externa, o presidente Roberto Braguim recebeu o representante da entidade certificadora, Jorge Cruz, desejando sucesso no trabalho de apuração dos dados relativos à gestão de qualidade do TCM. Em resposta, Jorge Cruz elogiou a atuação dos técnicos envolvidos no desenvolvimento do sistema de gestão e o apoio da direção do Tribunal.
O relatório final da auditoria foi entregue por Jorge Cruz, da APCER, ao chefe de gabinete da Presidência do TCM, Carlos Macruz, representando na oportunidade o presidente Roberto Braguim. Também estiveram presentes o secretário Geral, Rodrigo Pupim, o coordenador do Escritório Técnico da Qualidade do TCM, Oswaldo Bertinato Júnior, subsecretários, coordenadores e técnicos da Subsecretaria de Fiscalização e Controle, além de representantes de gabinetes dos conselheiros.
O foco da equipe de auditoria externa de qualidade da APCER se concentrou principalmente em avaliar todas as etapas dos processos de elaboração dos relatórios anuais e os processos que envolvem a área de atuação da fiscalização, vinculados à Subsecretaria de Fiscalização e Controle do TCM, que receberam a Recertificação.
Segundo avaliou Cruz, “o Tribunal demonstrou preocupação com a melhoria contínua do sistema de gestão de qualidade, destacando-se as auditorias internas periódicas; a elaboração dos relatórios de ação corretiva; as reuniões trimestrais das Coordenadorias; a disponibilização no site do TCM do Relatório Anual de Fiscalização de 2015; a realização do concurso público para auditores; e a distribuição eletrônica dos Cadernos de Legislação”.
Ainda como pontos fortes dos setores visitados, o auditor externo destacou o envolvimento e comprometimento da Alta Direção, das Coordenadorias e de todos os colaboradores entrevistados, bem como a limpeza, organização e arrumação das áreas administrativas. “Destacamos também o Programa 5S implementado, a periodicidade trimestral das Reuniões das Coordenadorias e do ETQC”, concluiu Jorge Cruz.
A empresa responsável pela recertificação constatou o cumprimento das normas de gestão de qualidade na maior parte dos requisitos analisados junto aos setores auditados do TCM. O destaque ficou ainda para a ausência de pontos relevantes que pudessem colocar em questão a conformidade do sistema de gestão da qualidade adotado.
O coordenador do Escritório Técnico da Qualidade do TCM, Oswaldo Bertinato Júnior, destacou a cooperação e o trabalho correto dos membros da equipe certificadora, além da participação de todos os servidores envolvidos nessa missão junto às áreas auditadas durante todo o ano. Em termos de perspectiva da gestão de qualidade, ele ressaltou que o desafio no futuro será a transição nos próximos anos da Norma da ISO 9000:2008 para a ISO 9000:2015, o que vai demandar muita atenção de todos os setores do TCM.
O TCM foi o primeiro órgão público do País a receber a certificação de gestão da qualidade de seus processos internos, ainda em 1996. A ISO (International Organization for Standardization) é uma entidade com sede na Suíça e responsável pela elaboração de normas e diretrizes para o estabelecimento de sistemas de gestão da qualidade com validade internacional.
Na reunião de abertura dos trabalhos da auditoria externa, o presidente Roberto Braguim recebeu o representante da entidade certificadora, Jorge Cruz, desejando sucesso no trabalho de apuração dos dados relativos à gestão de qualidade do TCM. Em resposta, Jorge Cruz elogiou a atuação dos técnicos envolvidos no desenvolvimento do sistema de gestão e o apoio da direção do Tribunal.
O relatório final da auditoria foi entregue por Jorge Cruz, da APCER, ao chefe de gabinete da Presidência do TCM, Carlos Macruz, representando na oportunidade o presidente Roberto Braguim. Também estiveram presentes o secretário Geral, Rodrigo Pupim, o coordenador do Escritório Técnico da Qualidade do TCM, Oswaldo Bertinato Júnior, subsecretários, coordenadores e técnicos da Subsecretaria de Fiscalização e Controle, além de representantes de gabinetes dos conselheiros.
O foco da equipe de auditoria externa de qualidade da APCER se concentrou principalmente em avaliar todas as etapas dos processos de elaboração dos relatórios anuais e os processos que envolvem a área de atuação da fiscalização, vinculados à Subsecretaria de Fiscalização e Controle do TCM, que receberam a Recertificação.
Segundo avaliou Cruz, “o Tribunal demonstrou preocupação com a melhoria contínua do sistema de gestão de qualidade, destacando-se as auditorias internas periódicas; a elaboração dos relatórios de ação corretiva; as reuniões trimestrais das Coordenadorias; a disponibilização no site do TCM do Relatório Anual de Fiscalização de 2015; a realização do concurso público para auditores; e a distribuição eletrônica dos Cadernos de Legislação”.
Ainda como pontos fortes dos setores visitados, o auditor externo destacou o envolvimento e comprometimento da Alta Direção, das Coordenadorias e de todos os colaboradores entrevistados, bem como a limpeza, organização e arrumação das áreas administrativas. “Destacamos também o Programa 5S implementado, a periodicidade trimestral das Reuniões das Coordenadorias e do ETQC”, concluiu Jorge Cruz.
A empresa responsável pela recertificação constatou o cumprimento das normas de gestão de qualidade na maior parte dos requisitos analisados junto aos setores auditados do TCM. O destaque ficou ainda para a ausência de pontos relevantes que pudessem colocar em questão a conformidade do sistema de gestão da qualidade adotado.
O coordenador do Escritório Técnico da Qualidade do TCM, Oswaldo Bertinato Júnior, destacou a cooperação e o trabalho correto dos membros da equipe certificadora, além da participação de todos os servidores envolvidos nessa missão junto às áreas auditadas durante todo o ano. Em termos de perspectiva da gestão de qualidade, ele ressaltou que o desafio no futuro será a transição nos próximos anos da Norma da ISO 9000:2008 para a ISO 9000:2015, o que vai demandar muita atenção de todos os setores do TCM.
O TCM foi o primeiro órgão público do País a receber a certificação de gestão da qualidade de seus processos internos, ainda em 1996. A ISO (International Organization for Standardization) é uma entidade com sede na Suíça e responsável pela elaboração de normas e diretrizes para o estabelecimento de sistemas de gestão da qualidade com validade internacional.
Fonte: TCM-SP (Tribunal de Contas do Município de São Paulo)
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