sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

ACOM-BA promoverá curso sobre contabilização de atos e fatos típicos do setor público, com o Prof. Jorge de Carvalho, em Salvador/BA.



A empresa ACOM - Centro de Capacitação em Gestão Pública estará realizando nos dias 22 e 23 de maio, em Salvador/BA, o curso Contabilização de Atos e Fatos típicos do Setor Público de Acordo com a Nova Estrutura do PCASP-IPC 00 (Anexo III). O instrutor da capacitação será o Prof. Jorge de Carvalho.

As informações completas sobre o curso podem ser acessadas no site www.acom-ba.com.br

Carga Horária: 16 horas/aula.
Local: Sede da ACOM – Salvador/BA
Data: 22 e 23 de Maio de 2015
Modalidade: Presencial
Público-Alvo: Profissionais atuantes no setor contábil, de auditoria e de controles internos de entidades governamentais das esferas municipal, estadual, distrital e federal.
Objetivo Geral: Capacitar servidores públicos em temas de relevante interesse na área da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, que apresentem médio e alto grau de complexidade quanto aos aspectos de mensuração, reconhecimento e evidenciação.
 
Objetivos Específicos e Classificação:
Almeja-se que ao final do curso o aluno seja capaz de:
- seguir as novas normas contábeis decorrentes do processo de convergência aos padrões internacionais estabelecidos pelas IPSAS e disseminados em âmbito nacional através das NBC T 16 (domínio afetivo);
- identificar, entre uma diversidade de opções, a melhor aplicação contábil em relação aos tópicos apresentados (domínio cognitivo);
- empregar técnicas de contabilidade apropriadas ao registro dos atos e fatos objeto dos temas apresentados, observando, para tanto, o PCASP constante do Anexo III da IPC-00 (domínio cognitivo);
- solucionar a contabilização dos atos e fatos, em observância aos padrões normativos vigentes, em especial o MCASP – 6ª edição e as I.P.C.’s publicadas pela STN (domínio cognitivo).
 
Conteúdo Programático:
- As Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC T 16): tópicos centrais e principais aspectos a serem observados quando do registro dos atos e fatos no setor público;
- O Plano de Contas Aplicado ao Setor Público: lógica de escrituração e particularidades; naturezas das informações do PCASP; sistemática de consolidação das contas públicas; detalhamento de contas contábeis (mecanismo do conta corrente);
-Contabilização de Atos e Fatos Típicos do Setor Público: previsão da receita; lançamento da receita por competência; execução da receita orçamentária efetiva e não-efetiva (incluindo operações de crédito e dívida ativa); dedução de receita orçamentária (renúncia de receita e indébitos fiscais); fixação da despesa; créditos adicionais; empenho da despesa (diversas naturezas, inclusive D.E.A.); em liquidação; liquidação da despesa (incluindo contabilização de retenções/consignações); pagamento da despesa; restos a pagar (inscrição, cancelamento, transferências e pagamento); despesas apropriadas por competência; provisões; registro dos ajustes de exercícios anteriores; contabilização de contratos nas classes 7 e 8; registro de ajustes na classe do Ativo; lançamento de fenômenos patrimoniais (reavaliação, impairment, depreciação, amortização, doação de bens); registro de suprimento de fundos; lançamentos de encerramento do exercício com base na IPC-03;
- Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público: elaboração das DCASP tomando por base o balancete de verificação acumulado com os saldos contábeis resultantes dos lançamentos efetuados ao longo do curso.
 
TAXA DE ADESÃO (POR PESSOA): 
R$ 850,00 (oitocentos e cinqüenta reais) por inscrito;
 
* No valor está incluso: Material Didático (Apostila, Pasta, Bloco, Caneta e Crachá), e Certificado de Participação emitido pela Acom para aqueles que cumprirem no mínimo 75% da carga horária total.
OBS: O certificado é entregue somente no encerramento do curso.
 
INFORMAÇÕES:
(71) 3341-9497 / (71) 3341-6422 / (71) 3168-2424 / (71) 3166-6423
 Celular:
(71) 9657-6780 Vivo
(71) 8411-1698 Claro
(71) 8787-7104 Oi
(71) 9282-5367 Tim
 
Professor: Jorge de Carvalho
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Pós-Graduado em Gestão Pública Municipal pela UNEB. MBA em Contabilidade Governamental pela Fundação Visconde de Cairú. Pós-Graduado em Direito Público e Controle Municipal pela UNIBAHIA. Ex-Controlador Geral do Município de Itaparica/BA. Ex-Secretário Municipal de Administração, Finanças e Planejamento do Município de Muniz Ferreira/BA. Ex-Sócio Diretor da empresa CH Controle Interno, sediada na Bahia. Ex-Diretor do Departamento de Normas e Procedimentos da Controladoria Geral de Lauro de Freitas/BA. Ex-Assessor Especial do Prefeito de Salvador/BA. Instrutor de cursos de aperfeiçoamento na área pública, credenciado pelo CRC-RJ. Multiplicador da Secretaria do Tesouro Nacional, tendo participado da capacitação nacional em Brasília, durante o período de 25 a 29/10/2010 e do alinhamento técnico e pedagógico realizado entre 25 e 29/08/2014. Analista de Controle Interno da Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, onde exerce a função de Superintendente de Normas Técnicas na Contadoria Geral do Estado. Substituto Eventual do Contador Geral do Estado do Rio de Janeiro.
 
Metodologia: expositiva e dialogada, com aplicação de exercícios práticos e dinâmicas de grupo.
 
Bibliografia: MCASP – 6ª edição; IPC-00 (atualizada em setembro de 2014); IPC-01; IPC-02; IPC-03; IPC-04; IPC-05; IPC-06; IPC-07; IPC-08; Portarias STN nº 634/2013, 700/2014 e 733/2014; Lei Federal nº 4.320/64.

Nenhum comentário:

Postar um comentário