quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Mato Grosso: AGE desenvolve método eletrônico para monitorar abastecimento de veículos oficiais.


A Auditoria Geral do Estado (AGE-MT) desenvolveu método eletrônico para monitorar o abastecimento de veículos oficiais no Governo de Mato Grosso. A ferramenta foi apresentada na última semana pelas equipes de auditoria em aquisições e em tecnologia da informação ao secretário-auditor geral do Estado, José Alves Pereira Filho.
 
Por meio de cruzamentos de dados de diferentes fontes, o que gera as chamadas “trilhas de auditoria”, a sistemática traça o perfil do consumo de combustíveis por secretaria e entidade (em volume e valor financeiro), por tipo de combustível, por postos credenciados de abastecimento, por municípios e por tipo de veículos.
 
Com isso, a ferramenta gera indicadores, de modo a permitir análises comparativas para identificação, por exemplo, de eventual diferença de valores pagos de abastecimentos dos veículos do Estado com o preço de mercado segundo a tabela da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e de eventuais abastecimentos destoantes das características do veículo e do órgão.
 
Entretanto, o superintendente de Auditoria em Aquisições e Apoio Logístico da AGE, Ciro Rodolpho Gonçalves, ressalta que a principal função das “trilhas” é possibilitar o gerenciamento de riscos no controle dos abastecimentos, já que as informações geradas não são necessariamente relativas a irregularidades, mas podem ser somente alertas para auxiliar decisões gerenciais antecipadas pela melhoria da aplicação dos recursos públicos.
 
A partir de agora, os trabalhos de auditoria e controle interno sobre o abastecimento da frota terão como base as trilhas desenvolvidas e outras em construção.
 
———————————————————-
Informações para a imprensa:

Tríade Comunicação
Telefone: (27) 3225-0099
E-mail: comunicacao@conaci.org.br


Texto e foto: Ligiani Silveira – Assessoria/AGE-MT
E-mails: ligianiaraujo@auditoria.mt.gov.br
Telefones: (65) 3613-4017 / 9664-5208
Site: www.auditoria.mt.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário