terça-feira, 9 de setembro de 2014

Ideb aponta melhora no ensino fundamental e mostra que metas foram superadas.

 

O índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) de 2013 foi apresentado nesta sexta-feira (5) e mostrou que o país ultrapassou as metas previstas para os anos iniciais (primeiro ao quinto ano) do ensino fundamental em 0,3 ponto. Os anos iniciais do ensino fundamental são oferecidos prioritariamente pelas redes municipais. Nessa etapa, o Ideb nacional ficou em 5,2, enquanto em 2011 havia sido de 5,0.
 
As metas da rede municipal de ensino foram alcançadas por 69,7% dos municípios brasileiros. As redes municipais respondem por 81,6% das matrículas da rede pública nos anos iniciais do ensino fundamental.
 
Em 2005, quando o Ideb foi calculado pela primeira vez, 7,1 milhões das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental estavam matriculadas em escolas municipais de redes de ensino com avaliação abaixo de 3,7 — média nacional de então. Com a evolução do indicador nos últimos anos, o número caiu para 1,7 milhão em 2013.
 
Na rede estadual, que atende 18% das matrículas públicas nessa etapa, as metas também foram superadas. Em 75,7% dos municípios, as escolas estaduais ultrapassaram a nota 5,0 prevista para 2013.
 
Já na rede federal, o Ideb nos anos iniciais aumentou de 6,8 em 2011 para 7,0 em 2013.
 
Nos anos finais (sexto ao nono ano) do ensino fundamental, o Ideb nacional cresceu de 4,1 em 2011 para 4,2 em 2013. Do total de 5.369 municípios com índice da rede pública calculado nessa etapa, 39,6% atingiram as metas previstas para 2013 na rede pública. Na rede federal, o Ideb se manteve em 6,3. Os dados mostram que a rede privada alcançou nota 5,9, sendo que a meta prevista era de 6,5.
 
Já no ensino médio, o Ideb se manteve em 3,7. A rede estadual – responsável por 97% das matrículas da rede pública – registrou o mesmo índice de 2011 (3,4), assim como a rede federal (5,6). A rede privada apresentou queda, passando de 5,7 para 5,4.
 
O ministro da Educação, Henrique Paim, afirmou que é preciso avançar na questão da formação de professores e na questão do currículo, com a construção de uma base nacional comum. Estas questões integram as metas do Plano Nacional de Educação (PNE), que serão trabalhadas em conjunto com as gestões estaduais e municipais pra melhoria dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio.
 
Você pode consultar resultados e metas do Ideb aqui.
 
Fonte: Subchefia de Assuntos Federativos – SRI/PR, com informações do MEC e Inep

Nenhum comentário:

Postar um comentário