O plano de auditoria interna do Governo de Mato Grosso para os próximos dois anos começou a ser preparado pela Auditoria Geral do Estado (AGE-MT). O assunto foi discutido em reunião nesta semana entre o secretário-auditor geral do Estado, José Alves Pereira Filho, e servidores dos níveis estratégico e técnico do órgão.
O planejamento será aplicado no período de março de 2014 a fevereiro de 2016 e terá como foco a prevenção de impropriedades, a orientação dos servidores públicos estaduais e o gerenciamento de riscos na aplicação dos recursos públicos.
Uma das diretivas é a elaboração de relatório gerencial por sistema de gestão (pessoal, convênios, patrimônio, contabilidade, financeiro, contratos, obras etc) para subsidiar o trabalho dos gestores em cada secretaria e entidade, em prol da melhoria dos serviços públicos.
A ideia é verificar possíveis impropriedades e fragilidades que comprometam ou possam vir a comprometer a legalidade, economicidade, qualidade e responsabilidade fiscal da gestão dos recursos públicos. “A ideia dos relatórios gerenciais é sinalizar aos gestores as fragilidades de cada sistema e trazer recomendações de melhorias nos controles internos”, pontuou o secretário-auditor geral.
O diagnóstico será produzido a partir da elaboração dos pareceres técnicos conclusivos relativos às contas dos órgãos do Poder Executivo de Mato Grosso do exercício financeiro de 2013. Os pareceres acompanham as prestações de contas de cada secretaria e entidade a serem enviadas ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) para apreciação.
Para emissão do relatório conclusivo sobre as contas públicas da gestão, os auditores analisam a estrutura, o funcionamento, a segurança e a aderência às normas pelos órgãos centrais de cada sistema e pelas áreas que executam as atividades de determinado sistema nas secretarias e entidades. Para exemplificar, a Secretaria de Estado de Administração (SAD) é o órgão central de gestão de pessoal do Poder Executivo, mas cada secretaria e entidade executa as atividades de recursos humanos (após o fim dos núcleos sistêmicos).
Outras diretivas
O plano contemplará também o aperfeiçoamento do sistema informatizado de controle interno utilizado pela AGE na execução das atividades, bem como do gerenciamento eletrônico de riscos na gestão do dinheiro público.
Outra diretriz de trabalho é intensificar a atuação na pós-auditoria, ou seja, na verificação do cumprimento, pelas secretarias e entidades, das recomendações feitas pelos órgãos de controle, tanto interno (AGE) como externo (TCE, Ministério Público etc), bem como no auxílio às pastas na implementação de ações de melhoria.
———————————————-
Informações para a imprensa:
Tríade ComunicaçãoTelefone: (27) 3636-5354 / (27) 3225-0099
E-mail: comunicacao@conaci.org.br
Texto e foto: Ligiani Silveira e Credson Almeida– Assessoria/AGE-MT
E-mails: ligianiaraujo@auditoria.mt.gov.br
Telefones: (65) 3613-4017 / 9664-5208
Site: www.auditoria.mt.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário