O Tribunal de Contas da União (TCU) aderiu formalmente às Normas Brasileiras de Auditoria no Setor Público (NBASP) editadas e publicadas pelo Instituto Rui Barbosa (IRB). A adesão foi efetivada por meio da Portaria TCU nº 196, publicada no dia 27 de dezembro, de 2022, assinada pelo então Vice-Presidente da Corte de Contas federal, no exercício da presidência, Ministro Bruno Dantas.
As Normas Brasileiras de Auditoria no Setor Público (NBASP) são traduções dos Pronunciamentos Profissionais da Organização das Instituições Superiores de Controle (INTOSAI), trabalho conduzido pelo Comitê Técnico de Auditoria do Setor Público do IRB, presidido pelo Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), Inaldo da Paixão Santos Araújo.
A adesão às NBASPs confere às Normas de Auditoria do Tribunal de Contas da União (NAT) maior agilidade, flexibilidade e atualização junto aos pronunciamentos da INTOSAI, cuja presidência está sendo exercida pelo TCU desde novembro de 2022.
O acesso às Normas Brasileiras de Auditoria no Setor Público (NBASP) pode ser realizado no site do IRB, por meio do link: https://irbcontas.org.br/nbasp/.
Fonte: IRB - Instituto Rui Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário