quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

IPSASB confirma seu papel no avanço dos relatórios de sustentabilidade no setor público.

Com base no forte apoio das partes interessadas, o definidor internacional de padrões do setor público dá o próximo passo no avanço dos relatórios de sustentabilidade, enquanto aguarda a garantia dos recursos necessários para iniciar o desenvolvimento de orientações


As ameaças às mudanças climáticas para o mundo e seus cidadãos são bem divulgadas. No entanto, apesar da influência significativa do governo sobre a economia global, não há uma estrutura de relatórios do setor público reconhecida internacionalmente para orientar como eles medem e relatam suas contribuições críticas para enfrentar a emergência climática global. Relatórios sobre mudanças climáticas são uma das questões mais importantes nos relatórios de sustentabilidade, que também englobam questões ambientais, sociais e de governança.

Na sua reunião de dezembro, à luz da urgência desta questão, o International Public Sector Accounting Standards Board (IPSASB) decidiu iniciar o escopo de três potenciais projetos de relatórios de sustentabilidade específicos do setor público, enquanto aguarda a obtenção dos recursos necessários para iniciar o desenvolvimento de orientações. Esta decisão baseia-se nos 25 anos de experiência em definição de padrões do setor público do IPSASB, bem como no forte apoio das partes interessadas globais às propostas em seu Documento de Consulta, Advancing Public Sector Sustainability Reporting.

"A orientação de relatórios de sustentabilidade específica do setor público incentivaria a transparência, permitindo que os governos sejam responsabilizados pelos impactos de longo prazo de suas intervenções e permitindo uma tomada de decisão mais bem informada", disse Ian Carruthers, presidente do IPSASB. "O feedback que recebemos de partes interessadas em todo o mundo é claro: o setor público precisa de sua própria estrutura específica de relatórios de sustentabilidade e o IPSASB deve liderar seu desenvolvimento. Mas, além de nossa experiência existente, é fato que precisaremos de apoio adicional, financeiro ou não, da comunidade global antes que possamos assumir o desenvolvimento de orientações globais que equipariam o setor público com as ferramentas necessárias para relatar as mudanças climáticas e outras questões de sustentabilidade ".

A ação imediata do IPSASB será estabelecer uma Força-Tarefa de Sustentabilidade para liderar esta primeira fase crítica de pesquisa e escopo. Os tópicos de pesquisa priorizados do Conselho são:

- Requisitos Gerais para a Divulgação de Informações Financeiras Relacionadas com a Sustentabilidade;

- Divulgações Relacionadas ao Clima; e

- Recursos Naturais – Divulgações Não Financeiras (em paralelo com o desenvolvimento de orientações de relatórios financeiros propostos no seu Documento de Consulta, Recursos Naturais).

São necessários recursos para apoiar o programa de atividades e o envolvimento das partes interessadas do IPSASB, para iniciar o desenvolvimento de orientações. Para contribuir com apoio financeiro ou de outra natureza para o IPSASB para o desenvolvimento de orientações de relatórios de sustentabilidade específicas do setor público global, envie um e-mail para Ross Smith, Diretor Técnico e de Programa (rosssmith@ipsasb.org) do IPSASB ou James Gunn, Diretor Administrativo de Padrões Profissionais (jamesgunn@profstds.org).

Sobre o IPSASB

O International Public Sector Accounting Standards Board (IPSASB) trabalha para fortalecer a gestão das finanças públicas globalmente através do desenvolvimento e manutenção de Normas Internacionais de Contabilidade do Setor Público® (IPSAS)® baseadas no exercício e outras orientações de relatórios financeiros de alta qualidade para uso por governos e outras entidades do setor público. Também aumenta a conscientização sobre as IPSAS e os benefícios da sua adoção. O Conselho recebe apoio do Banco Asiático de Desenvolvimento, dos Contadores Profissionais Certificados do Canadá, do Conselho de Relatórios Externos da Nova Zelândia e dos governos do Canadá e da Nova Zelândia. As estruturas e processos que suportam as operações do IPSASB são facilitados pela Federação Internacional de Contabilistas (IFAC). Para obter informações sobre direitos autorais, marcas registradas e permissões, acesse permissões ou entre em contato com permissions@ifac.org.

Fonte: IPSASB - International Public Sector Accounting Standards Board

Nenhum comentário:

Postar um comentário