A Federação Internacional de Contadores (Ifac, na sigla em inglês) disponibilizou, esta semana, em seu site (https://www.ifac.org/), materiais audiovisuais sobre o conjunto atual das International Public Sector Accounting Standards (Ipsas), normas editadas pelo International Public Sector Accounting Standards Board (Ipsasb), comitê independente apoiado pela Ifac. O curso, que possui dez módulos, é destinado ao treinamento dos profissionais que atuam com a contabilidade do setor público.
O Brasil, por meio do Grupo Assessor (GA) das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, constituído pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em parceria com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), está em processo de convergência das normas editadas pelo Ipsasb. Até o momento, 30 Ipsas já foram convergidas em Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC TSP).
Introdução às Ipsas
De acordo com a Ifac, o curso é direcionado principalmente a entidades que atualmente usam o regime de contabilidade de caixa e estão fazendo a transição para o regime de competência das Ipsas. Os materiais que compõem os módulos foram elaborados para serem usados de forma flexível pelos instrutores e podem ser adaptados às necessidades dos participantes do treinamento. Além disso, a Federação informa que os módulos são autônomos e podem ser ministrados em sessões individuais.
Regime de competência
A Ifac afirma que contabilidade pelo regime de competência promove mais transparência, melhora a prestação de contas e fornece informações para a tomada de decisões. “De acordo com o Índice de Responsabilidade Financeira do Setor Público Internacional, em 2018 apenas 25% dos governos das 150 jurisdições incluídas no Índice relataram adotar o regime de competência, mas estima-se que aumente para 65% até 2023”, informa a Federação Internacional de Contadores.
Materiais de treinamento
Para obter mais informações e acessar o material do curso Train the Trainer: Introduction to IPSAS, clique AQUI.
Fonte: CFC - Conselho Federal de Contabilidade (com adaptações)
Nenhum comentário:
Postar um comentário