Auditores da Controladoria Geral do Mato Grasso (CGE-MT) responderam a 1.346 consultas das secretarias e entidades do Governo de Mato Grosso pelo canal “Pergunte à CGE” em 2016. O quantitativo é 15,6% superior aos questionamentos respondidos no ano de 2015 e segue tendência de aumento no número de consultas registradas no canal.
O “Pergunte à CGE” é uma ferramenta de contato direto com o servidor público estadual via site www.controladoria.mt.gov.br para solicitação de orientações e esclarecimentos sobre assuntos de gestão administrativa (financeiro, contabilidade, aquisições, pessoal, convênios, obras etc.) de entendimentos pacíficos no âmbito da Controladoria. A ideia é facilitar a vida dos servidores com respostas rápidas e objetivas.
Para o secretário-adjunto de Controle Preventivo da CGE, José Alves Pereira Filho, o quantitativo de consultas via canal evidencia a evolução da Controladoria no cumprimento de seu principal papel: orientar os servidores que atuam em atividades administrativas e prevenir a ocorrência de erros na aplicação dos recursos públicos.
“O quantitativo de consultas demonstra a qualidade das respostas dos auditores e a confiança dos órgãos nas orientações da CGE. As secretarias têm enxergado cada vez mais a Controladoria como órgão consultivo. Nosso principal desafio não é fazer apontamento de erros, mas evitar que eles aconteçam. Nesse contexto, se as perguntas não tivessem sido feitas, as chances de erros seriam maiores”, argumenta o adjunto.
Em 2015, os auditores do Estado responderam a 1.164 questionamentos pelo “Pergunte à CGE”. O quantitativo foi um marco histórico já que representou 132% a mais dos 500 questionamentos respondidos em 2014 e quase se igualou ao total de 1.293 consultas atendidas no acumulado dos anos de 2012 a 2014. “As perguntas servem de parâmetro para a realização de capacitações e emissão de orientações técnicas de caráter geral a todos os órgãos”, salienta o adjunto.
Funcionamento
As consultas via “Pergunte à CGE” são respondidas diretamente no e-mail do solicitante. O canal é regulamentado pela Portaria 04/2013-AGE, a qual estabelece o prazo de 48 horas para retorno das respostas. Entretanto, em eventual impossibilidade de retorno no prazo estabelecido devido à complexidade da solicitação, o auditor informa o solicitante, via e-mail, do novo prazo para resposta.
Quando as perguntas são classificadas pela equipe responsável como de alta complexidade ou havendo a necessidade de analisar o caso concreto, o auditor plantonista solicita ao consultante que formalize o questionamento via ofício para emissão de Parecer de Auditoria.
A fim de agilizar ainda mais o atendimento, a CGE prepara a compilação das demandas mais frequentes registradas no canal para disponibilizar as perguntas e as respostas no site da instituição.
O canal “Pergunte à CGE” está disponível no endereço eletrônico www.controladoria.mt.gov.br, no menu Serviços/Consultas.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação da CGE-MT
E-mail: ligianiaraujo@controladoria.mt.gov.br
Telefone: (65) 3613-4017 / 9664-5208 / 9982-0209
Site: www.controladoria.mt.gov.br
E-mail: ligianiaraujo@controladoria.mt.gov.br
Telefone: (65) 3613-4017 / 9664-5208 / 9982-0209
Site: www.controladoria.mt.gov.br
Mais informações sobre o Conaci:
Nenhum comentário:
Postar um comentário