Pela sexta vez, o Fórum de Contadores marcou presença na programação da XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Nesta quarta-feira, 27 de maio, a equipe técnica da Confederação Nacional de Municípios (CNM), representantes do governo federal e especialistas apresentaram as mudanças feitas pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) na Contabilidade Municipal. Além dos novos padrões contábeis, também foram tratadas atualizações acertadas em debates de grupo técnico da STN.
Desde o início do ano, o prazo para os gestores municipais implantarem o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCasp) terminou. No entanto, os desafios ainda são muitos. Para falar sobre o processo, o Fórum recebeu a contadora geral do Município, Luci Freitas. A contabilidade foi implantada em Belo Horizonte (MG).
A explanação teve como objetivo viabilizar aos demais Municípios o acesso a um exemplo prático. Com a alteração ocorrida, o plano inicial foi mudado e o novo padrão mudou algumas características de grupos de contas. O setor tem passado por atualizações desde 2008.
Além do PCasp, foram debatidas as adequações do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops). Dúvidas sobre os novos padrões contábeis também puderam ser sanadas para os gestores de administrações municipais que adotaram o PCasp e encontram dificuldades para lançar os dados no Sistema.
Também participou do encontro o secretário-executivo da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI); José Rafael Correia. Ele abordou a contabilização dos consórcios públicos.
Fonte: CNM - Confederação Nacional dos Municípios
Nenhum comentário:
Postar um comentário