segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Fórum debate papel dos Tribunais de Contas na aplicação das Novas Normas de Contabilidade Pública.


Cerca de 80 técnicos de Tribunais de Contas do Brasil participam nesta segunda e terça-feira no auditório do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília (DF), do Fórum “Impactos das Novas Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público nos Tribunais de Contas”. O evento, realizado pelo Instituto Rui Barbosa, CFC e Secretaria do Tesouro Nacional (STN), resultará na elaboração de um documento com encaminhamentos sobre as Novas Normas de Contabilidade no âmbito dos Tribunais de Contas.

 Na abertura do evento, representando o presidente do CFC, contador Juarez Domingues Carneiro, a diretora-geral do CFC, Elys Tevania de Carvalho, destacou a importância do evento. “Essa parceria é muito importante para a divulgação das Novas Normas de Contabilidade”.
 

 
Já o presidente do IRB, Severiano Costandrade, destacou a capilaridade dos Tribunais de Contas para a difusão da nova contabilidade. “Por meio das nossas escolas de contas, é possível falar diretamente com as instituições públicas, mas antes é preciso fazer o nosso dever de casa, é preciso que nós nos capacitemos sobre o tema”, disse.
 
Gilvan Dantas, subsecretário da STN, destacou importância da modernização da administração pública com ênfase no Controle Social. “Agora uma das preocupações é de que forma as informações são passadas, para torná-las compreensíveis à sociedade”.
 
Programação
 
Durante esta segunda-feira, serão ministradas palestras pela STN, pelo CFC e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). À tarde, os participantes serão divididos em dois grupos, cujos discussões serão sobre os temas “implementação dos sistemas de custos” e “reconhecimento e mensuração dos ativos de infraestrutura”. Na terça-feira, haverá plenária para debate das conclusões alcançadas nos grupos, finalizando com a elaboração de um documento de encaminhamentos para ser enviado aos presidentes dos Tribunais de Contas.
 
Fonte: Portal dos Tribunais de Contas do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário