Cerca de 80 técnicos de Tribunais de Contas do Brasil participam nesta segunda e terça-feira no auditório do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília (DF), do Fórum “Impactos das Novas Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público nos Tribunais de Contas”. O evento, realizado pelo Instituto Rui Barbosa, CFC e Secretaria do Tesouro Nacional (STN), resultará na elaboração de um documento com encaminhamentos sobre as Novas Normas de Contabilidade no âmbito dos Tribunais de Contas.
Na abertura do evento, representando o presidente do CFC, contador Juarez Domingues Carneiro, a diretora-geral do CFC, Elys Tevania de Carvalho, destacou a importância do evento. “Essa parceria é muito importante para a divulgação das Novas Normas de Contabilidade”.
Já o presidente do IRB, Severiano Costandrade, destacou a capilaridade dos Tribunais de Contas para a difusão da nova contabilidade. “Por meio das nossas escolas de contas, é possível falar diretamente com as instituições públicas, mas antes é preciso fazer o nosso dever de casa, é preciso que nós nos capacitemos sobre o tema”, disse.
Gilvan Dantas, subsecretário da STN, destacou importância da modernização da administração pública com ênfase no Controle Social. “Agora uma das preocupações é de que forma as informações são passadas, para torná-las compreensíveis à sociedade”.
Programação
Durante esta segunda-feira, serão ministradas palestras pela STN, pelo CFC e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). À tarde, os participantes serão divididos em dois grupos, cujos discussões serão sobre os temas “implementação dos sistemas de custos” e “reconhecimento e mensuração dos ativos de infraestrutura”. Na terça-feira, haverá plenária para debate das conclusões alcançadas nos grupos, finalizando com a elaboração de um documento de encaminhamentos para ser enviado aos presidentes dos Tribunais de Contas.
Fonte: Portal dos Tribunais de Contas do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário