terça-feira, 18 de abril de 2023

TCMSP e IRB realizarão o 1º Encontro Nacional de Auditoria Financeira dos Tribunais de Contas em maio.

O evento, que será realizado em formato remoto (on line), é destinado aos servidores atuantes em Tribunais de Contas do Brasil


O Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), por meio da sua Escola Superior de Gestão e Contas Públicas, e o Instituto Rui Barbosa (IRB) realizarão, nos dias 25 e 26 de maio, o 1º Encontro Nacional de Auditoria Financeira dos Tribunais de Contas do Brasil (ENAF-TC). O evento será realizado em formato remoto (on line), visando maior alcance de participantes.

A auditoria financeira, nos termos da ISSAI 200, tem por objetivo fornecer asseguração razoável aos usuários das demonstrações contábeis, sobre se os referidos relatórios ou outras formas de reportes da informação financeira são justos e/ou se foram apresentados, em todos os aspectos relevantes, de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável e o marco regulatório vigente. Tal segurança é materializada na forma de uma opinião emitida pelo auditor ou equipe de auditoria, a qual deve ser subsidiada por evidências apropriadas e suficientes.

O ENAF-TC tem como principal propósito estimular a troca de experiências entre os responsáveis pela realização de auditorias financeiras no setor público, com foco nos Tribunais de Contas, haja vista a iminente adoção das NBC TA a partir de 2024, em decorrência da edição da Resolução 1.601/20 do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Dividido em 4 eixos temáticos (I - Aspectos Estruturais; II - Planejamento; III - Execução; IV - Relatório), o ENAF-TC contará com 6 palestras e 2 mesas redondas para debates de temas intrínsecos ao processo de auditoria financeira a cargo do controle externo. Ainda, serão apresentados os resultados do ciclo de 2022 do MMDTC sobre a auditoria financeira. A coordenação pedagógica do evento coube aos Auditores de Controle Externo (ACE's) do TCMSP, Jorge de Carvalho e Valdir Buqui, bem como ao ACE do TCE-PR, Leandro Menezes.

Especialistas de 10 Tribunais de Contas tratarão, durante os 2 dias, sobre estratégias para fortalecimento das auditorias financeiras, definição de materialidade, matriz de avaliação de riscos, amostragem por unidades monetárias, exemplos práticos de procedimentos substantivos e testes de efetividade operacional de controles, tratamento de distorções acima e abaixo da materialidade global e seus reflexos na opinião da auditoria.

Para acessar a programação completa do ENAF-TC e se inscrever, acesse o link: Escola de Contas - TCM/SP - 1º Encontro Nacional de Auditoria Financeira dos Tribunais de Contas do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário