segunda-feira, 16 de julho de 2018

Compartilhamento é meta do I Laboratório de Boas Práticas de Controle Externo.


O I Laboratório de Boas Práticas de Controle Externo será sediado em Cuiabá (MT), nos dias 3 e 4 de setembro. É um novo passo que a Atricon empreende, com a parceria do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso, e apoio da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas, em vista do aprimoramento do Sistema Tribunais de Contas. A intenção é propiciar a permuta de conhecimentos e estender a aplicação de experiências exitosas.
 
De acordo com o presidente Fábio Nogueira, há uma série de Boas Práticas já efetivamente consolidadas e, no caso do Laboratório, a ideia é compartilhar aquelas diretamente relacionadas às atividades de auditoria e fiscalização e estímulo à transparência e ao controle social. A melhoria da gestão interna nos próprios TCs, também, merecerá espaço.
 
As experiências, propostas ao estudo e ao compartilhamento, têm consonância com as premissas do Programa Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas – QATC, que amplificou a efetividade das ações nas Cortes de Contas brasileiras.
 
O I Laboratório de Boas Práticas de Controle Externo está sendo direcionado aos membros e técnicos dos TCs, diretamente envolvidos com a rotina de atividades relacionadas às práticas a serem compartilhadas.
 
A realização do evento está sob a coordenação do Conselheiro Interino Luiz Henrique Lima, Vice-presidente do TCE-MT e Diretor de Defesa de Direitos e Prerrogativas e de Assuntos Corporativos desta Atricon. Na opinião do coordenador, o Laboratório vai possibilitar novos avanços nas atividades de fiscalização e controle, com reflexos na efetivação da governança.
 
Serviço:
 
O quê – I Laboratório de Boas Práticas de Controle Externo.
 
Quando – 3 e 4 de setembro de 2018.
 
Público-alvo – membros e técnicos do Sistema Tribunais de Contas, diretamente envolvidos com a rotina de atividades relacionadas às práticas a serem compartilhadas:
 
– atividades de auditoria e fiscalização;
–  estímulo à transparência e ao controle social;
–  melhoria da gestão interna dos TCs.
 
Local – Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT).
 
Inscrições e programação – As inscrições serão iniciadas em 17/julho e poderão ser efetuadas:
 
Portal da Atricon (www.atricon.org.br); Portal do TCE-MT (www.tce.mt.gov.br).
 
Mais informações – Risodalva Castro, auditora pública externa do TCE-MT (riso@tce.mt.gov.br, 065 3613-7509, 99997-8971); Luciano Andrade, Assessor de Planejamento da Atricon (planejamento@atricon.org.br, 83-99940-0546 – WhatsApp).
 
Fonte: ATRICON - Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário