quarta-feira, 29 de novembro de 2017

TCMSP realiza encontro técnico com presidente do IBRAOP.


O presidente do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (IBRAOP), Pedro Jorge Rocha de Oliveira, esteve no TCMSP para um encontro técnico com servidores de diversos Tribunais de Contas do Brasil. O evento aconteceu na terça-feira, 21 de novembro, e teve o propósito de apresentar aos participantes o Projeto de Elaboração de Procedimentos de Auditoria de Obras Públicas, novo programa do IBRAOP em parceria com o Instituto Rui Barbosa e os Tribunais de Contas.

Essa novidade visa desenvolver manuais de referência que uniformizem os procedimentos de auditoria. Os temas escolhidos detalharão especificamente aspectos técnicos de engenharia e de arquitetura que possibilitem avaliações operacionais das obras.

Segundo Fernando Celso Morini, agente de fiscalização do TCMSP e membro do Conselho Deliberativo do IBRAOP, "os procedimentos de auditoria desenvolvidos são muito importantes para a temática dos resíduos sólidos urbanos", por exemplo. O projeto permite conhecer os mecanismos e práticas de auditoria e inspeção dos órgãos de controle externo e interno do Brasil e, na medida do possível, do exterior; analisar as práticas identificando as melhores soluções já implementadas; uniformizar conceitos sobre as atividades de controle relativas a obras públicas; disseminar os procedimentos de auditorias aos Tribunais de Contas mediante publicação técnica; subsidiar e capacitar os TCs na implementação dos processos de controle de obras e na utilização das novas técnicas.

O encontro se estendeu até o dia 23 de novembro e teve como resultado a documentação de vários procedimentos de auditoria para os resíduos sólidos urbanos.

O IBRAOP é uma sociedade civil de direito privado e de âmbito nacional, que agrega, assim como o CREA, engenheiros, arquitetos e agrônomos. A entidade é responsável pela atuação desses profissionais que integram a área pública e prezam pelo bom desenvolvimento dos empreendimentos desse setor.
 
Fonte: TCMSP (Tribunal de Contas do Município de São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário