sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Tesouro Nacional cria tópico de discussão sobre Matriz de Saldos Contábeis no Fórum da Contabilidade.



Um novo tópico de discussão sobre a Matriz de Saldos Contábeis (MSC) foi criado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para auxiliar o os gestores na elaboração e divulgação de informações contábeis e fiscais.  A MSC é uma estrutura padronizada de coleta de informações contábeis e fiscais dos entes da Federação para fins de elaboração das declarações do setor público brasileiro.

A estrutura reúne uma relação de contas contábeis e informações complementares e será produzida a partir do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP). No Brasil, a utilização da Matriz de Saldos Contábeis (MSC) supre uma importante lacuna, pois trata de um conjunto de informações de natureza contábil, orçamentária e gerencial aplicada à geração de relatórios fiscais e demonstrações de forma automatizada, por intermédio do sistema Siconfi.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) entende que o esforço da (STN) foi motivado em razão do crescente número de pessoas que utilizam a Contabilidade como fonte primária de dados estatísticos no campo das Finanças Públicas.

Finalidade

O objetivo mais imediato da divulgação da MSC é proporcionar a todos os interessados a oportunidade de analisar, em primeira mão, as planilhas e documentos que a constituem para que possam ser relatados eventuais problemas operacionais e manifestar possíveis críticas e sugestões.


Com base no modelo divulgado, é solicitado que o maior número possível de entes da Federação envie seus dados para o desenvolvimento dos testes necessários. Os arquivos com as  informações dos Estados e Municípios e as críticas e sugestões devem ser remetidos para o e-mail:siconfi@tesouro.gov.br

Também podem ser postados diretamente no próprio Fórum da Contabilidade da STN.

Clique aqui para consultar os arquivos referentes à MSC. Acesse aqui o Fórum de Contabilidade.

Fonte: Agência CNM, com informações da Secretaria do Tesouro Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário