sexta-feira, 3 de março de 2023

CFC e STN realizarão a XXVI SECOFEM em Brasília/DF, no período de 20 a 24 de março.


A Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em parceria com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Instituto Serzedello Corrêa, realizarão, no período de 20 a 24 de março de 2023, a XXVI Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios (SECOFEM). O evento ocorrerá em formato presencial, em Brasília, na Escola Superior do Tribunal de Contas da União.

A SECOFEM tem por objetivo reciclar, aperfeiçoar e gerar conhecimentos em Contabilidade Aplicada ao Setor Público, em Demonstrativos Fiscais e outros assuntos afins no âmbito Estadual e Municipal, por meio de discussão e disseminação dos aspectos mais relevantes aos temas expostos, tais como o uso da informação de custos, operações de crédito, transferências voluntárias, o pacto federativo, a convergência aos padrões internacionais da contabilidade pública, o Plano de Implantação dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais, Sistema de Informações Contábeis e Fiscal do Setor Público Brasileiro – SICONFI, Matriz de Saldos Contábeis, entre outros.

O público-alvo do evento são servidores e/ou Gestores Públicos dos Estados, Municípios e Tribunais de Contas que atuem em rotinas de Contabilidade e Responsabilidade Fiscal; profissionais que utilizam a contabilidade aplicada ao setor público, além de Governadores, Prefeitos, Controladores, Secretários, Procuradores, Conselheiros de Tribunais de Contas e demais autoridades bem como gestores envolvidos na temática.

Nessa edição, serão ofertados 30 módulos com os mais variados temas, tais como: Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), Procedimentos Contábeis Orçamentários, Procedimentos Contábeis Patrimoniais, Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes, Contabilização de Ativos Imobilizados, Contabilização do RPPS, Estrutura e Análise de Balanço, Auditoria Financeira, Notas Explicativas, Demonstrativos Fiscais com foco em Mapeamentos, Transferências Discricionárias da União – Normas e informações Gerais e outros. A matriz completa, reunindo todos os módulos ofertados, pode ser acessada no site do evento.

Cada participante poderá se inscrever em 36h de curso, de acordo com o seu interesse, buscando vínculos de qualificação técnica e conceitual, compatíveis com a sua área de atuação. A organização do evento poderá cancelar o módulo(s) que não atinja o número mínimo de participantes (20 inscritos).

As inscrições são gratuitas, mas limitadas e poderão ser realizadas em breve, pelo CFC, por meio de Login e Senha, no endereço https://www2.cfc.org.br/sisweb/sgewebsgi/


Fonte: texto de autoria do Professor Jorge de Carvalho, com informações do Edital da XXVI Secofem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário