A capacitação ocorre a distância e já está disponível desde 1º de junho. O público-alvo são auditores do setor público que fiscalizam demonstrações contábeis e atos de gestão relacionados a prestação de contas
Já está disponível, desde 1º de junho, a 3ª edição 2022 da capacitação “Auditoria de contas anuais – Financeira integrada com conformidade”, na modalidade a distância e no formato autoinstrucional.
A capacitação integra a implementação da estratégia de auditoria financeira estabelecida pelo Acórdão 3.608/2014 - Plenário, cujo objetivo é assegurar a transparência, a credibilidade e a utilidade da prestação de contas da gestão financeira, orçamentária e patrimonial de órgãos e entidades da administração pública federal.
A ação foi desenvolvida por instrutores do TCU e tem como público-alvo auditores do setor público que realizam trabalhos de auditoria nas demonstrações contábeis e atos de gestão relacionados às prestações de contas anuais das unidades prestadoras de contas (UPC) jurisdicionadas do TCU.
O treinamento visa à implementação do novo modelo de contas introduzido pela Instrução Normativa-TCU 84/2020, complementado e aprofundado pela Decisão Normativa-TCU 198/2022. Esse modelo exige a realização de auditoria e certificação das contas anuais de acordo com padrões internacionais de auditoria, mediante integração da auditoria financeira e de conformidade em um só trabalho, aumentando a sua eficiência e eficácia. A adoção desses padrões tem por objetivo a obtenção de segurança razoável para expressar opiniões de auditoria sobre a fidedignidade das demonstrações contábeis e sobre a conformidade das transações e atos de gestão subjacentes.
Por meio de apresentação dos fundamentos das normas e aplicação prática das técnicas de auditoria, a capacitação conduz os participantes à imersão no processo de trabalho de auditoria, promovendo reflexão sobre os temas mais relevantes para o trabalho do auditor. As atividades vão desde a determinação da materialidade, definição de escopo, avaliação e resposta a riscos até a formação da opinião de auditoria, fornecendo um conjunto completo de modelos de papéis de trabalho e ferramentas aplicáveis a todas as etapas da auditoria de contas anuais. Também abrange técnicas de auditoria assistidas por computador, métodos de amostragem estatística para testes de controle e substantivos em auditorias financeira e de conformidade, uso dos sistemas Siafi Operacional e do Tesouro Gerencial.
Com carga horária de 100h, a aprovação nos cursos Auditoria Baseada em Risco I e II é pré-requisito para matrícula. Caso já tenha os pré-requisitos cumpridos, a inscrição pode ser feita neste link, onde os interessados podem obter mais detalhes sobre o treinamento. Caso não tenha, os links para se inscrever são:
Etapa I: Matrícula: Inscrição no ABR-I
Etapa II Matrícula: Inscrição no ABR-II
Fonte: TCU - Tribunal de Contas da União
Nenhum comentário:
Postar um comentário