quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Auditores do TCMSP lançam livro atualizado com as NBASP e IFPP/Intosai.


Os auditores de controle externo Camila Baldresca e Jorge de Carvalho lançaram, no dia 10 de dezembro, o livro "Auditoria no Setor Público com Ênfase no Controle Externo: teoria e prática". O evento ocorreu na Escola de Contas do Tribunal do Município de São Paulo (TCMSP), órgão no qual os profissionais atuam.


A obra tem como principal objetivo abordar a auditoria governamental enquanto processo, esmiuçando o seu rito metodológico, principalmente no contexto do controle externo. Para tanto, discorre ao longo dos seus sete capítulos sobre o ambiente de controle, as diferentes formas de fiscalização a este aplicáveis, normas internacionais (IFPP) e brasileiras de auditoria do setor público (NBASP) e as fases da auditoria: o planejamento, a execução e o relatório, que representam o núcleo da obra. Cada fase é tratada em um capítulo específico.


Com uma abordagem inovadora, explicita o passo a passo intrínseco ao desenvolvimento das auditorias no setor público de acordo com os princípios definidos nas recém-aprovadas NBASP, apresentando uma série de exemplos extraídos de trabalhos de fiscalização realizados e já devidamente divulgados pelo Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), Tribunal de Contas da União (TCU) e outras instituições de controle do país.

Formulários padronizados, pertinentes ao registro de etapas percorridas durante uma auditoria são expostos nos capítulos 4 e 5, destacando-se: a matriz de avaliação de riscos, a matriz de planejamento, o plano (ou projeto) de auditoria, a matriz de achados, o controle de evidências e a matriz de responsabilização.

De forma inédita, propõe no capítulo 6 um padrão para organização da documentação de auditoria, popularmente conhecida como papéis de trabalho, inclusive demonstrando modelos de registro de avaliação preliminar de riscos, efetuada na fase do planejamento, e de teste substantivo, atinente à fase de execução.

No tocante à elaboração do relatório de auditoria, detalha, no capítulo 7, as qualidades que tornam o produto consistente e convidativo ao leitor, diferencia as formas (longo ou curto) e tipos (relatório direto ou certificação) de relatos, as possibilidades de opinião (não modificada ou modificada) e as diferenças entre relatórios de auditorias financeiras e dos outros tipos: de conformidade e operacional. Finaliza com a explicação do monitoramento, essencial à avaliação da efetividade das auditorias.





Nenhum comentário:

Postar um comentário