quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Governadores se reúnem em Brasília para discutir alíquota da nova CPMF.



A alíquota da nova Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) será o tema de uma reunião com governadores de todos os partidos nesta quarta-feira, 16 de setembro. O grupo irá avaliar o impacto das medidas de ajuste fiscal anunciadas pelo governo para tentar chegar a um consenso sobre o valor a ser reivindicado no Congresso.

No início desta semana, 19 governadores de partidos da base aliada estiveram em um jantar com a presidente da República Dilma Rousseff. Apesar de prometerem apoiar o reajuste, fizeram diversas queixas e apontaram para a gravidade do cenário político e econômico.

A proposta de recriação da CPMF apresentada pelo Palácio do Planalto foi de 0,20%. Todavia, os governadores querem retomar a alíquota original da contribuição, que era de 0,38% e foi extinta em 2007. Esses 0,18% a mais seriam divididos entre Estados e Municípios.

Entenda

Inicialmente, o Planalto pretendia enviar ao Congresso uma sugestão tomando a alíquota de 0,35% para ser dividida entre os entes da federação, mas uma reunião com a equipe econômica descartou essa possibilidade. Ficou decidido que era preferível deixar que Estados e Municípios recorressem ao Congresso para solicitar o aumento da alíquota da CPMF.


Fonte: Agência CNM, com informações da Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário