A Contadoria Geral do Estado (CGE) apresentou a experiência prática na convergência às normais internacionais, durante a 20º Reunião do Grupo Técnico de Padronização de Procedimentos Contábeis, que aconteceu no último dia 23 de outubro, em Brasília. A apresentação feita pela equipe da Contadoria tratou sobre a implantação do novo plano de contas aplicado ao setor público, dos procedimentos patrimoniais e das demonstrações contábeis.
O encontro ocorre semestralmente na Escola de Administração Fazendária, organizado pela Secretaria do Tesouro Nacional, que conta com a participação de representantes da União, dos Estados e dos municípios. A reunião tem caráter técnico e consultivo e o grupo se manifesta com o objetivo de reduzir divergências, no que diz respeito aos novos procedimentos contábeis, em benefício da transparência da gestão fiscal, da racionalização de custos nos entes da Federação e do controle social.
Francisco Pereira Iglesias abriu a apresentação com a demonstração da estrutura e do quantitativo atual de servidores, ressaltando o esforço da equipe em implantar os novos procedimentos, simultaneamente à implantação do novo sistema de execução orçamentária, patrimonial e financeira do Estado do Rio de Janeiro – SIAFE-Rio. A equipe da Contadoria, que foi representada pelos servidores Thiago Justino, Stephanie Guimarães e Douglas Jin, apresentou a experiência na adoção do novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, implantado em 2013, destacando como pontos fortes a dedicação exclusiva da equipe, a preocupação em facilitar o trabalho dos usuários e o investimento em capacitação.
Também foi apresentado o histórico da implantação dos procedimentos relacionados ao controle patrimonial dos bens e foi destacado como ponto positivo a mudança cultural que está ocorrendo gradualmente no Estado do Rio de Janeiro. Por fim, foi apresentada a experiência na definição dos parâmetros das informações para a elaboração dos novos relatórios exigidos na elaboração das demonstrações contábeis e relatórios fiscais pertencentes à prestação de contas do Governador, apresentadas periodicamente.
O Coordenador-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação da STN, Leonardo Silveira do Nascimento, parabenizou o trabalho realizado pela equipe da CGE, apontando como pontos fortes a qualidade técnica da equipe, o esforço na elaboração de manuais próprios e no atendimento aos prazos definidos. Nascimento ressaltou a importância da troca de experiências entre os entes da Federação no atual momento, e afirmou que a Contadoria Geral do Estado é referência para outros entes da Federação na implantação dos novos procedimentos contábeis. Representantes do Grupo Técnico de Contabilidade do Grupo de Gestores Financeiros dos Estados (GEFIN) ressaltaram como fator de sucesso o quantitativo de servidores da CGE, que conta com aproximadamente 130 funcionários, e destacaram o fortalecimento da Contabilidade como ingrediente fundamental para a Convergência às Normas Internacionais.
Fonte: SEFAZ/RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário