O auditor da Controladoria-Geral da União, Jerri Coelho, atualmente responsável pela Secretaria de Controle Interno da Presidência da República, divulgará um novo modelo de governança corporativa no Congresso Brasileiro de Auditoria Interna (Conbrai): a auditoria participativa. Trata-se da estratégia de permitir a inclusão e apoio do cidadão na gestão e averiguação de processos públicos, em linha com as melhores práticas e fundamentos das normas internacionais, publicadas pelo The Institute of Internal Auditors – The IIA Global, a mais importante associação internacional do setor no planeta.
A apresentação de Jerri Coelho acontecerá no 33º Conbrai, que será realizado entre os dias 21 e 24 de outubro em Gramado (RS). Na opinião de Braselino Silva, presidente executivo do Instituto Brasileiro de Auditoria Interna – IIA Brasil, a auditoria participativa é um grande avanço democrático, que cria acesso para que a sociedade civil acompanhe as execuções da auditoria governamental. “É um conceito vanguardista no país, de cada vez mais valorizar a transparência das operações públicas, a fim de evitar fraudes e desvio de dinheiro”, alerta.
De acordo com a direção do instituto, o Brasil passa a ser um dos pioneiros no mundo a utilizar o novo modelo de auditoria participativa, juntamente com a Irlanda, que aplica o sistema com sucesso.
Serviço:
Conbrai – 33º Congresso Brasileiro de Auditoria Interna
Local: Expogramado – Av. Borges de Medeiros, 4111 – Gramado – RS
Data: Entre 21 e 24 de Outubro de 2012
Inscrições e informações no site: conbrai.com.br ou pelo fone: (11) 5523-1919
Sobre o IIA Brasil
O Instituto dos Auditores Internos do Brasil, chamado anteriormente de Audibra, acaba de completar 51 anos de fundação e é um dos mais qualificados e representativos institutos da carreira do planeta, entre os mais de 120 países afiliados ao The Institute of Internal Auditors – IIA Global, a mais importante associação internacional do setor no mundo.
Além de ser referência na América Latina auxiliando na formação de outros Institutos no mundo como o IIA de Angola, a entidade brasileira é responsável por coordenar por aqui todo o processo de obtenção de certificações internacionais da carreira, como o CIA– Certified Internal Auditor. Sua missão também é de promover debates e aprimoramentos profissionais através de cursos técnicos, seminários e congressos nacionais e internacionais.
Fonte: CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno
Nenhum comentário:
Postar um comentário