Em outubro de 2022, o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) recebeu autorização da Rede de Aprendizagem sobre Gestão de Despesas Públicas Feita por Meio dos Próprios Pares (Pempal) para traduzir e disponibilizar três manuais de grande importância para o Controle Interno em seu site.
Os materiais se referem à: “Orientação Pempal sobre Auditoria Interna: Demonstrar e Medir Valor Agregado”, “Avaliação da Eficácia do Controle Interno: Orientação Pempal para Auditores Internos do Setor Público” e “Indicadores-Chave de Desempenho (Kpis) para a Função de Auditoria Interna”.
Durante a última Reunião Técnica do órgão, 19 e 20 de junho, o presidente do Conselho, Rodrigo Fontenelle, juntamente com o controlador-geral do Estado de Mato Grosso do Sul, Carlos Eduardo Girão, partilharam sobre a última experiência internacional na Albânia e fizeram a entrega oficial dos documentos.
“O Brasil é o único país que tem a autorização para traduzir os materiais do Pempal, por meio do Conaci. É um ganho muito importante para as pessoas que não participam poderem se apropriar desses materiais e utilizarem em suas organizações”, ressaltou Fontenelle.
Confira os materiais abaixo:
Saiba mais sobre o Pempal
A Rede de Aprendizagem sobre Gestão de Despesas Públicas feita por Meio dos Próprios Pares (Pempal) favorece a troca de experiências de especialistas nas áreas de Controle Interno, Auditoria Interna e finanças públicas nos países da Europa e Ásia Central. A fim de disseminar informações sobre as boas práticas de gestão e aplicabilidade, o Pempal é dividido em três Comunidades de Prática (COPs): Orçamento (BCOP), Auditoria Interna (IACOP) e Finanças (TCOP). As comunidades servem para facilitar o intercâmbio de boas práticas dos 20 países membros, por meio de reuniões virtuais e presenciais. O Conaci é a única instituição do Brasil convidada a participar das reuniões do IACOP.
Fonte: CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno
Nenhum comentário:
Postar um comentário