Já começou, desde a segunda-feira (26/6), a IV Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios (Secofem) on-line. O evento, totalmente virtual, é uma iniciativa do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e tem como objetivo reciclar, aperfeiçoar e gerar conhecimento em contabilidade aplicada ao setor público, além de ampliar a visão pertinente aos demonstrativos fiscais no âmbito estadual e municipal.
Durante a palestra de abertura, a vice-presidente técnica do CFC, Ana Tércia Rodrigues, iniciou as atividades da Secofem dando boas-vindas a todos os participantes e parabenizando todas as equipes envolvidas na inteligência contábil que norteia o evento. “Acredito que os participantes deste treinamento já entendem a importância da capacitação. E as nossas entidades reunidas formam um grande círculo do conhecimento, utilizando a tecnologia e o talento das pessoas que, gentilmente, cedem o seu tempo e a sua energia para compartilhar o conhecimento com todos os participantes dessa semana de estudos”, destacou a vice-presidente do CFC.
Ela também reforçou que a Secofem já se consolidou como um espaço de trocas sobre o ambiente contábil público e de controle. “Ouso dizer que esta é uma das melhores capacitações que temos para os contadores da área pública. Temos que comemorar sobre a coletividade e as trocas de informações deste momento”, apontou Ana Tércia. Por fim, ela deixou um recado sobre a preparação do contador público. “Preciso enfatizar que, quanto mais preparados estivermos para o exercício das nossas funções na área de contabilidade pública, de auditoria e de todas as diferentes áreas de atuação, também estaremos aptos a executar as melhores soluções. Esses resultados serão entregues pelos governantes e prefeitos, ministros e presidentes, e todos que estão no Executivo Público”, finalizou.
Em seguida, o subsecretário de contabilidade pública da STN, contador Heriberto do Nascimento, destacou a importância de abrir um evento deste porte. “Como a Ana Tércia já comentou, é uma honra compor a mesa de abertura da Secofem. Realmente, este já se tornou o principal evento de capacitação na área da contabilidade pública. E é muito gratificante ter a notícia de que as 500 vagas ofertadas para esta capacitação foram preenchidas em apenas dois dias. Nós estamos nos esforçando bastante em atender a demanda de capacitação, tanto que estamos realizando várias ‘Secofens’ durante o ano, tanto presencial quanto virtual. Em breve, teremos a Secofem no Pará, presencial, e estou muito entusiasmado com essa oportunidade”, contou Heriberto.
Ele também detalhou que a capacitação profissional vai além da publicação de novas edições de manuais. “Sempre temos, ano após ano, a publicação de novas edições de manuais e, também, de atualizações das nossas legislações. Em matéria de finanças públicas e contabilidade pública, ela é bastante complexa e ainda está em evolução. Sempre tem promulgação de emenda constitucional, novas leis, e a mudança acontece em velocidade alta em nosso país. Então, atualizar-se nesses assuntos é fundamental”, considerou.
Por fim, o coordenador-geral de normas de contabilidade aplicadas à Federação da STN, Alex Teixeira, fez uso da palavra e cumprimentou todos os presentes. Na oportunidade, ele ressaltou o interesse de todos os inscritos em participar do evento. “A Secofem tem um papel muito importante, e quando olhamos para a Lei de Responsabilidade Fiscal, especificamente para o artigo 64, em que a União precisa prestar uma assistência técnica no intuito de gerar modernização em aspectos de natureza financeira, patrimonial, orçamentária contábil à Federação. Então, essa assistência passa por treinamentos e desenvolvimento de recursos humanos, e consequentemente capacitação”, explicou Alex.
Ele desenvolveu o raciocínio de definição de capacitação retomando um conceito baseado em três aspectos. “O primeiro são as normas; o segundo, o sistema; e o terceiro são as pessoas. Este último considero o mais importante, pois não adianta termos normas e sistemas sem pessoas capacitadas para realizar o necessário”, apontou. Alex Teixeira explicou que o aprendizado, principalmente nos aspectos relacionados à contabilidade aplicada ao setor público e as regras fiscais trazidas pelas legislações é algo indispensável. “Então, a Secofem vem com esse objetivo de trazer a reciclagem e o aperfeiçoamento a fim de gerar conhecimento na área contábil”, contou. O coordenador tratou também do alinhamento e da convergência de normas internacionais, além de outros temas que serão apresentados durante o treinamento.
O encontro acontece até o dia 30 de junho, com a programação composta por sete módulos de cursos que totalizam 28 horas de aula. A transmissão é apenas para os inscritos. Os participantes receberão, ao término do evento, um certificado que poderá ser acessado a partir do dia 7 de julho na página de eventos do CFC.
Fonte: CFC - Conselho Federal de Contabilidade