quarta-feira, 22 de maio de 2013

Municípios capixabas que ainda não têm Portal da Transparência irão contar com a ajuda do Governo do ES.


O governador Renato Casagrande anunciou nessa terça (21), durante o Encontro de Transparência para Municípios, realizado no Palácio Anchieta, em Vitória, a disponibilização, pelo Governo do Estado, de tecnologia para que as prefeituras capixabas possam disponibilizar suas informações financeiras. A Secretaria Estadual de Controle e Transparência (Secont) fornecerá o modelo do projeto a ser utilizado no site, como layout, padrão de navegabilidade, estrutura de arquivos e tudo que é necessário para alimentar a página virtual. Já o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do ES (Prodest) será responsável pela parte técnica de desenvolvimento da home.

A divulgação dos dados será de responsabilidade de cada município, que irá atualizá-lo e geri-lo de acordo com os padrões e procedimentos definidos pela Lei da Transparência (LC 131/2009). A data limite para que eles disponibilizem seus dados é o próximo dia 27.
 
“A adesão dos municípios ao site Portal Transparência dos Municípios, desenvolvido pelo Governo do Estado, é facultativa, sendo que cada um poderá construir seu próprio site. Estamos disponibilizando a infraestrutura tecnológica e a interface de consulta, e será de competência dos municípios inserir as informações. Trata-se de uma forma de colaborar com as prefeituras que estão tendo dificuldades em implementar a Lei de Transparência”, explica o subsecretário de Estado de Controle e Transparência, Rogelio Amorim.

A secretária de Estado de Controle e Transparência, Angela Silvares, reforçou a importância do encontro no sentido de ressaltar a transparência como ferramenta fundamental no combate à corrupção. “Pesquisas indicam que quanto maior o índice de transparência, menor o índice de corrupção. Nessa perspectiva, estamos ajudando a fomentar a implantação dos portais para que a sociedade tenha acesso a informações importantes, sendo, também, uma forma de colaborar para a fiscalização dos recursos pelo gestor público”, destaca.

Segundo o presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Dalton Perim (PMDB), a principal dificuldade das prefeituras é técnica. Cerca de 30% dos municípios enfrentam problemas para colocar ou manter o portal.

Além do governador do Estado Renato Casagrande, estiveram presentes o senador João Capiberibe (Amapá) – autor da Lei de Transparência, que fixou prazo para instituição dos Portais de Transparência no Brasil, com divulgação das informações em tempo real; da secretária de Estado de Controle e Transparência (Secont), Angela Silvares; do subsecretário de Estado da Transparência (Secont), Rogelio Amorim; além de prefeitos municipais e demais autoridades.
 
Lei de Transparência (LC 131)

Decretada em 2009, a lei determinou o prazo de um ano para que a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios com mais de 100 mil habitantes publicassem, em tempo real, informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público. Para municípios que tenham entre 50 mil e 100 mil habitantes, o prazo estipulado foi de dois anos, e para os que tenham até 50 mil habitantes, quatro anos.

--------------------------------------------------
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Secont: Aline Cesconetto
Contatos:(27) 3636-5354 – aline.lima@secont.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário