quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

IRB realiza segunda edição do Fórum Nacional de Auditoria em Natal.


A Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte realiza hoje (06/12) o I Fórum de Auditoria, iniciativa que conta com a presença e apoio do IRB. Aliás, a iniciativa teve origem durante o I Fórum Nacional de Auditoria organizado pelo Instituto em Salvador em novembro deste ano. "É motivo de satisfação que estamos ajudando os Tribunais a também realizar suas iniciativas de auditoria rumo ao controle externos das contas públicas", enfatiza o presidente do IRB, conselheiro Ivan Lelis Bonilha.

O objetivo desse encontro é buscar o alinhamento dos Tribunais em relação à utilização das Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP) nos seus trabalhos de fiscalização. Entre os destaques do encontro, está um estudo de caso de auditoria financeira do TCE-RN nos recursos do Banco Mundial.

O NBASP possui três níveis a cumprir, cujo detalhamento será realizado pelo gerente de Avaliação de Políticas Públicas do IRB, Nelson Granato. São eles: Nível I (Pressupostos da fiscalização: estrutura e requisitos mínimos); Nível 2 (Teoria da fiscalização: diretrizes gerais para os três tipos de auditoria); Nível 3 (Manual da fiscalização: diretrizes operacionais para os três tipos de auditoria). Os encontros nas cinco regiões do país vão enfatizar o ISSAI 100, que se reflete em todos os níveis do NBASP. Na parte da tarde, está previsto um curso de estatística aos servidores.

Na programação de hoje, constam:

- Abertura: Secretaria de Controle Externo
- Exposição acerca das NBASP
- Debate acerca das NBASP com os auditores 
- Estudo de caso: auditoria financeira do TCERN nos recursos do Banco Mundial
-  Estudo de caso: experimento do MIT
- Minicurso de estatísticas aplicada à auditoria governamental

Fonte: IRB - Instituto Rui Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário